Topo

Sobre as Águas

Itajaí celebra 1 ano de chegada histórica da Volvo Ocean Race

Antonio Alonso

04/04/2016 23h25

Volvo Ocean Race

Quinta etapa da Volta ao Mundo teve 12 mil km e menos de uma de diferença entre quatro barcos na chegada ao Brasil

Alicante, Espanha, 5 de abril de 2016 – O dia 5 de abril de 2015 ficou marcado no esporte brasileiro com a chegada dos barcos a Itajaí, cidade-sede da Volvo Ocean Race. A cidade catarinense registrou a menor diferença de tempo entre os veleiros de sua história num percurso de mais de 12 mil quilômetros, atravessando os mares do Sul e o Cabo Horn. A explicação dada pelos especialistas foi o novo modelo de barcos, os Volvo Ocean 65 – de design único, ou seja, todos eram iguais.

O percurso entre a Nova Zelândia e o Brasil foi decidido nos detalhes: os quatros barcos que chegaram a Itajaí terminaram a prova com menos de uma hora entre eles. Nunca na história do evento no Brasil houve uma diferença tão pequena.

A vitória naquele domingo de Páscoa foi do Abu Dhabi, seguido pelo MAPFRE, que tinha o brasileiro e catarinense André 'Bochecha' Fonseca. Depois vieram Team Alvimedica e Team Brunel. Recebido como herói, o brasileiro André 'Bochecha' Fonseca conduziu o barco MAPFRE nos momentos finais. "Foi incrível essa recepção. Não sei como retribuir o carinho do público", disse o atleta olímpico.

O Abu Dhabi, barco árabe comandado por medalhista olímpico Ian Walker, cruzou a linha de chegada da quinta etapa da Volvo Ocean Race em primeiro lugar, depois de 18 dias 23 horas e 30 minutos. Meses depois se tornou o grande campeão. "Foi uma etapa dura e desgastante! Um final apertado e os barcos ficaram próximos do começo até o fim da regata. O segredo dos barcos de design único é velejar bem. Se fizer tudo direito dá tudo certo", disse Ian Walker, comandante do Abu Dhabi Ocean Racing.

Milhares de pessoas lotaram a Vila da Regata e os molhes de Itajaí e Navegantes para ver a chegada. A cidade recebeu por duas vezes a Volvo Ocean Race – 2012 e 2015.

O relacionamento do Brasil com a Volvo Ocean Race ocorre desde a primeira edição, 42 anos atrás. Rio de Janeiro (RJ), São Sebastião (SP) e Itajaí (SC) foram cidades-sede das oito vezes em que a regata desembarcou no País. A cidade catarinense foi a responsável pelas últimas duas stopovers, como são chamadas as paradas.

Oito atletas brasileiras participaram da regata até hoje. Destaque para Torben Grael, que entrou para a história da modalidade e para o esporte brasileiro sendo o primeiro comandante a vencer a Volvo Ocean Race. Em 2008-09, liderando o sueco Ericsson 4, Grael e seus tripulantes – incluindo o carioca Joca Signorini – venceram praticante de ponta a ponta a Volta ao Mundo. Na edição 2014-15, o atleta olímpico André 'Bochecha' Fonseca integrou o barco MAPFRE e Joca Signorini foi treinador do feminino do Team SCA.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas