Topo

Sobre as Águas

Segundo dia da Liga dos Campeões da Vela começa com Prada na 3ª posição

Antonio Alonso

03/12/2015 14h11

Premiação nas Bahamas é de US$ 200 mil.

Acompanhe ao vivo:

Bruno Prada está correndo ao lado do neozelandês Hamish Pepper; Jorge Zarif não fez uma boa estreia e aparece em 19º

Os primeiros rounds classificatórios da Star Sailors League começaram nesta quarta-feira na baía de Montagu, em Nassau, nas Bahamas, com quatro regatas de vento fraco. O alto nível da flotilha foi logo comprovado com quatro vencedores diferentes em cada disputa, incluindo o brasileiro Bruno Prada, que está velejando ao lado do neozelandês Hamish Pepper. Com nove medalhistas olímpicos e sete campeões mundiais, a Final da SSL oferece uma competição acirrada, com disputa intensa e muitas trocas de posições, testando a concentração da flotilha.

Xavier Rohart e Pierre-Alexis Ponsot, da França, deixaram as suas intenções bem claras desde o início ao vencerem a primeira regata, abrindo três pontos de vantagem na liderança geral após quatro provas. Diego Negri e Sergio Lambertenghi, da Itália, aparecem em segundo e se mostraram bastante entrosados, especialmente no contra-vento, mas erraram na terceira regata e acabaram sendo ultrapassados por todas as duplas no último popa, para acabar em último, assumindo este resultado como o descarte. Hamish Pepper e Bruno Prada se recuperaram bem do 11º na primeira regata e terminaram o dia com uma vitória e um segundo lugar, aparecendo na terceira colocação geral. Georze Szabo (USA) e Edoardo Natucci (ITA) foram bem em três das quatro regatas, terminando entre os três melhores e encerraram o dia na quarta colocação. Apenas um ponto atrás estão Mateusz Kusznierewicz e Dominik Zycki, da Polônia, que tiveram uma bela disputa contra os franceses Jean-Baptiste Bernaz e Pascal Rambeau durante a terceira prova, até a linha de chegada.

Após quatro regatas, a disputa pela final no sábado já está tomando forma, com seis times lutando pelo 11º lugar (apenas os top 11 passam para a final). Augie Diaz e Arnis Baltins (USA) são os mais próximos da zona de perigo, em 10º e na sua cola estão cinco times VIPs: Tonci Stipanovic (CRO) e Massimo Canali (ITA), Lorenzo Chiavarini (GBR) e Brian Faith (USA), Ian Williams e Steve Mitchell (GBR), Luke Lawrence e Ian Coleman (USA) e Ivan Gaspic e Ante Sitic (CRO).

Os também convidados VIPs Jochen Schuemann e Ingo Borkowski, da Inglaterra, conquistaram três bons resultados e aparecem na 7ª colocação, oito pontos à frente de Johannes Polgar e Markus Koy, da Alemanha, em 8º.

Xavier Rohart (FRA)

Foi um dia com condições diferentes, com vento fraco, médio e um pouquinho forte, o que nos permitiu bombar no final. Conseguimos ler bem as condições do vento, da maré e dos nossos oponentes. Na quarta regata começamos a nos sentir cansados e a largada na boia foi complicada. A regata foi longa e não tivemos um bom começo. Em uma frase: hoje foi muito quente, muito difícil física e mentalmente, mas foi um prazer terminar na liderança.

Diego Negri (ITA)

Foi um ótimo dia para nós, um bom começo, pois estávamos liderando até a primeira boia da primeira regata, com uma briga boa com o Xavier Rohart. Ele nos passou na chegada, mas terminar em segundo também está muito bom. Depois vencemos a segunda regata e na terceira estávamos disputando ali no meio da flotilha e acabamos em quinto, perto dos líderes, o que também não é nada mau. Ainda não sei o que aconteceu na última regata, optamos em ir para a esquerda, pois a pressão do vento estava toda lá, mas foi uma péssima escolha. Não estávamos bem na última boia e rondamos em último, nossa posição final na regata. De qualquer forma estamos em segundo no geral e estamos focados no nosso objetivo, que é chegar na final no sábado.

Hamish Pepper (NZL)

Foi um ótimo dia no final se você olhar na súmula por completo. Estava um pouco perdido no começo, tentando reaprender sobre o barco o mais rápido o possível, mas foi um bom dia. Na terceira regata tivemos uma ótima largada e contamos um pouco com a sorte quando estávamos posicionados no lugar certo na hora certa, do lado esquerdo da raia. Aí cruzamos toda a flotilha e seguramos a primeira posição, o que foi muito bom!

A competição continua nesta quinta-feira e quatro regatas estão programadas para o segundo dia do round classificatório. As provas poderão ser assistidas ao vivo na internet com comentários de velejadores convidados direto do estúdio e com lindas imagens e gráficos direto da água, oferecidas pelo Virtual Eye. Quem estiver em casa também poderá disputar a regata virtual.

Jorginho Zarif na montagem de boia Star Sailors League

Jorginho Zarif na montagem de boia
Star Sailors League

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas