Topo

Sobre as Águas

Liga dos Campeões da Vela começa com Brasil na ponta e na lanterna

Antonio Alonso

03/12/2015 00h32

Bruno Prada e Jorge Zarif vivem alegria e desapontamento no primeiro dia das classificatórias da Star Sailors League

Ao lado do neozelandês Hamish Pepper, o paulista Bruno Prada venceu a terceira regata desta quarta-feira

Ao lado do neozelandês Hamish Pepper, o paulista Bruno Prada venceu a terceira regata desta quarta-feira

As finais da Star Sailors League começaram com um lindo dia de sol, mas com pouco vento, condição que favoreceu as equipes mais experientes. Que o digam Bruno Prada, Jorge Zarif e Henry Boening, únicos brasileiros na competição deste ano. Enquanto Prada, que já obteve muitas vitórias na classe Star, com Robert Scheidt, ganhou o dia com um promissor terceiro lugar, como proeiro do neozelandês Hamish Pepper, a dupla Jorge Zarif e Henry Boening terminou na rabeira da tabela, na décima nona posição.
Zarif, que veio para a competição nas Bahamas diretamente do Mundial de Finn, disputado na Nova Zelândia, onde obteve o sétimo lugar geral, retornou ao Nassau Yacht Club bastante desapontado. No entanto, este foi apenas o primeiro dia, e contra Zarif, talvez o maior talento da nova geração de velejadores de alto desempenho do Brasil, pesou não só o cansaço da viagem, mas, principalmente, a falta de experiência em veleiros desta classe. Especialmente com o barco usado por ele, que foi emprestado pelo brasileiro Dino Pascolato. Foi a primeira vez que ele velejou neste barco, e não houve tempo para treinar com o proeiro Henry Boening, o Maguila. "O Jorginho está muito chateado, mas acho que dá para melhorar acertando a regulagem do barco e fazendo outros acertos", considera Maguila. A disputa é dura, tendo em vista as feras veteranas na classe, como Paul Cayard (nono lugar), Xavier Rohart (primeiro), Jochen Schümann (sétimo) e a dupla Pepper/Prada. Segundo Pepper, a boa classificação deveu-se ao gabarito do seu proeiro e à concentração que ambos mantiveram durante as quatro regatas disputadas nesta quarta-feira, lembrando que, com tantos figurões como adversários, tudo pode mudar.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas