Topo

Sobre as Águas

Falta de vento cancela regatas da RS:X na Semana de Vela do RJ

Antonio Alonso

01/08/2015 16h01

A Cidade Maravilhosa amanheceu sob forte névoa e calor de quase 30 graus

O sábado foi mais um dia de verão em pleno inverno carioca. Sol, calor de quase 30 graus e uma névoa que tapou a linda paisagem da baía de Guanabara impediram a entrada do convidado principal da 28ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro: o vento. A Comissão de Regatas bem que tentou, mas foi tecnicamente impossível montar a raia das classes RS:X masculino e feminino. Duas horas depois de saírem para o mar, os velejadores estavam de volta no Iate Clube do Rio de Janeiro, sede da competição.

"Fizemos várias tentativas, mas quando Papai do Céu não quer, não adianta insistir", brincou Cuca Sodré, chefe da comissão de regatas.

Uma largada da classe masculina chegou a ser dada, porém cinco minutos depois o vento rondou 90 graus, obrigando a CR a anular a prova. Com isso a competição das pranchas chega ao seu final neste domingo, com a realização de no máximo seis regatas (três foram disputadas nesta sexta, com vento fraco). A partir da quinta regata haverá o descarte do pior resultado e como a previsão do tempo indica novamente ventos fracos, muita coisa pode acontecer.

Para conferir os resultados completos, acesse www.sivrio.com.br.

A 28ª Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro tem a organização do Iate Clube do Rio de Janeiro e apoio da CBVela.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas