Topo

Sobre as Águas

As imagens do retorno improvável do Team Vestas Wind

Antonio Alonso

02/06/2015 17h31

Volvo Ocean Race

Barco dinamarquês já está pronto para voltar à regata. Neste sábado (6), a equipe de Chris Nicholson corre a in-port race de Lisboa e depois faz a oitava perna até Lorient, na França. Um vídeo conta a saga do veleiro que encalhou num recife no Oceano Índico, foi reconstruído em tempo recorde e agora retorna à Volvo Ocean Race

No dia 29 de novembro de 2014 ocorreu um dos acidentes mais graves da Volvo Ocean Race: o Team Vestas Wind encalhou em um recife no Oceano Índico. Graças à experiência do comandante da equipe, o australiano Chris Nicholson, e da habilidade do resto dos tripulantes, todos conseguiram deixar o barco salvos. O veleiro foi retirado do local – em uma operação de logística bem improvável – e reconstruído em tempo recorde. Agora, o barco da Dinamarca, com energias renovadas, está na briga por pontos na Volta ao Mundo a partir da oitava etapa da aventura.

Veja o vídeo

Para homenagear a equipe, a Volvo Ocean Race compilou em um vídeo todas experiências e emoções vividas pelo time desde a fatídica noite de 29 de novembro a bordo do Team Vestas Wind. São mais de 12 minutos com imagens do acidente, da retirada de um barco de mais de uma dezena de tonelada do banco de areia e da reconstrução na Itália.

Mudança no MAPFRE

O espanhol MAPFRE terá Xabi Fernández novamente como comandante na etapa entre Portugal e a França. O campeão olímpico substituiu seu parceiro Iker Martínez, que faz campanha para Rio-2016 na classe Nacra. O velejador já assumiu a função nas pernas três, cinco e seis. Foi com Xabi que a equipe venceu a etapa de Sanya até Auckland.

Na vaga de Iker Martínez entra o também espanhol Rafa Trujillo. A tripulação será a seguinte: Xabi Fernández (ESP), Jean Luc Nélias (FRA), Rob Greenhalgh (GBR), André Fonseca (BRA), Antonio 'Ñeti' Cuervas-Mons (ESP), Carlos Hernández (ESP), Willy Altadill (ESP), Rafa Trujillo (ESP) e Francisco Vignale (ARG).

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas