Topo

Sobre as Águas

Volvo: Tripulante espanhol desembarca do Pajero e vence regata costeira

Antonio Alonso

18/04/2015 20h48

"Florianópolis é um lugar fantástico. Estamos no outono e o tempo lá é melhor do que em qualquer época do ano na minha cidade, na Espanha. Pena que não tive tempo para conhecer Itajaí. Aqui foi chegar e entrar no barco para competir". O espanhol Javier de la Plaza conquistou nesta quinta-feira o vice-campeonato mundial da classe Soto 40, em Florianópolis, dois dias antes de pular a bordo do Team Brunel e vencer a regata costeira deste sábado.

O regulador de genoa espanhol Javier de la Plaza, campeão mundial de 49er em 2000 e tripulante do Telefónica Azul na Volvo de 2008-2009, foi chamado para substituir o velejador francês Laurent Pagès a bordo do Team Brunel. Depois da regata, Javi contou que a passagem de um barco para o outro "é a coisa mais natural do mundo. Velejar é o que eu sei fazer, é meu trabalho e é uma paixão. Já corri esta regata em outro barco no qual Bouwe Bekking também era o capitão. Hoje eu acho que dei sorte para o time, saímos com uma vitória. Mas eu mal posso esperar para largar amanhã rumo aos Estados Unidos".

Bouwe Bekking disse que Javier é "o melhor regulador de genoa de toda Europa". E o espanhol é mesmo bastante disputado. Ele correu o circuito de TP52 a bordo do Phoenix, de Eduardo Souza Ramos, que também comanda a equipe do Pajero no Brasil.

Javier de la Plaza venceu sua primeira regata a bordo do Team Brunel

Javier de la Plaza venceu sua primeira regata a bordo do Team Brunel

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas