Topo

Sobre as Águas

Amyr Klink diz que Volvo Ocean Race é um evento incrível

Antonio Alonso

15/04/2015 17h01

Volvo Ocean Race

Ele é um dos maiores nomes da navegação brasileira e está em Santa Catarina para ver de perto o evento de nível internacional

Cem Dias entre o Céu e o Mar, Paratii, Mar sem Fim, Antártica 360 Graus, circunavegação, solitário…Amyr Klink é associado diretamente às palavras citadas anteriormente. Um currículo invejável e muita história pra contar. A Volvo Ocean Race não está entre suas façanhas, mas como um bom homem do mar, o navegador não poderia deixar de visitar a única parada brasileira da regata. Amyr Klink e sua equipe dão apoio ao chinês Dongfeng Race Team trazendo barco anfíbios a Itajaí (SC).

"O mar é a maior escola que eu conheço. Assim como alguns velejadores chineses navegam para o Brasil pela primeira vez, eu era inexperiente quando atravessei o Atlântico. Foi assim também quando debutei velejando sozinho para a Antártica. Eu acho muito legal que a Volvo Ocean Race tenha novos participantes de nações diferentes. É um evento incrível", disse Amyr Klink, antes de fazer uma palestra sobre o mar para jovens de Itajaí.

O navegador e palestrante, que escreveu os livros Mar Sem Fim, Cem dias entre o Céu e o Mar e Paratii, gostou do que viu em Itajaí, parada brasileira da Volvo Ocean Race. "Acho muito legal que uma cidade carinhosa como Itajaí tenha entendido a importância de um evento mundial e espero que outras regatas terminem aqui".

Sempre contundente em suas declarações, Amyr Klink pediu mais investimentos no setor náutico. "Está na hora do Brasil acordar e começar a fazer mais locais para esporte e portos para receber embarcações. Devemos parar com esse negocio de só olhar para futebol. Não podemos deixar de aproveitar a costa que a gente tem, o potencial náutico e suas atividades".

"Aqui nós estamos finalmente em um flutuante que obedece às normas. Quem não conhece como funciona deve vir pra cá. É muito fácil fazer prédio, pontes e outras coisas mais. Aqui é muito mais difícil, mas não é impossível e transforma uma cidade. O Brasil deveria ter centenas e centenas de instalações como essa".

O Dongfeng, barco visitado por Amyr Klink, corre contra o tempo para instalar o mastro que quebrou na perna anterior. Uma nova peça está sendo colocada na embarcação. O objetivo é deixar tudo pronto para a In-port Race de Itajaí, que será realizada neste sábado (18) e antecede a largada para Newport, nos Estados Unidos.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas