Topo

Sobre as Águas

Charter leva experiência náutica a quem não tem barco

Antonio Alonso

22/09/2014 12h42

Empresa de Parati, RJ, oferece diferentes possibilidade de aluguel de barco, para velejadores experientes ou marinheiros de primeira viagem

Cabine do Jenneau 439

Cabine do Jenneau 439

Quando foi fundada, em 2013, a Wind Charter oferecia aluguel de barcos na região de Parati, no Rio de Janeiro. Hoje, um ano depois, a empresa oferece mais do que isso: proporciona novas experiências, tanto para aqueles que já têm alguma intimidade com o mar, como para marinheiros de primeira viagem.

Em seu portfólio estão dez barcos novíssimos, que vão de 34 pés (pouco mais de 11 metros) a 50 pés (16 metros), e uma imensa gama de atividades. Ao chegar na base, na Marina do Engenho, é possível, por exemplo, escolher entre alugar um barco com um skipper ou sair sozinho para curtir um ou mais dias com a família e amigos.

"Hoje nós oferecemos um tipo de charter que não existe no Brasil, que á a possibilidade de alugar vários barcos para fazer um cruzeiro em flotilha. Além disso, também temos a opção de velejar fora da região de Parati. Então se a ideia é ir do Rio de Janeiro até a Bahia, nós programamos tudo para que a experiência seja a mais agradável possível", comenta Germano Pestana, sócio da empresa.

Novo modelo de negócios: A Wind Charter possui uma frota de 10 barcos, mas a ideia é aumentar este número através de um novo modelo de negócios, bastante utilizado fora do país, porém pouco conhecido por aqui. Chamado de "Ownership Program" (Programa de Propriedade), ele permite que aqueles que  tenham um barco ou que desejam comprar um, o disponibilize para aluguel, economizando assim com os gastos mensais e ainda lucrando.

 

wind_tapete"Este sistema é interessante para os dois lados, já que o dono do barco pode usufruir do seu bem por até 12 semanas por ano, não precisa se preocupar com marina, manutenção, marinheiro, e ainda ganha dinheiro com isso", explica Germano. "Sempre que o dono do barco for velejar, ele estará impecável, pronto para zarpar."

A Wind Charter estará no São Paulo Boat Show, que será realizado entre os dias 25 e 30 de setembro no Transamérica Expo Center.

Lipari 41 em Parati

Lipari 41 em Parati

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas