Trio de Cláudio Biekarck ganha Brasileiro de Lightning 2022 no YCSA
Antonio Alonso
11/09/2022 16h42
Os medalhistas pan-americanos Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Marcelo Batista da Silva conquistaram o título do Campeonato Brasileiro de Lightning 2022, que foi realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, no Yacht Club Santo Amaro (YCSA), em São Paulo (SP).
O trio venceu quatro das oito regatas disputadas, inclusive as duas últimas, e terminou a competição com 15 pontos.
Em segundo lugar, ficaram José Afonso Hackerott, Maurício Lamosa Nunes e Victor Ennser, com 23 pontos perdidos. Diego Zagonel Mello, Luis R. Kraemer e Lucas Michalak, com 27 pontos perdidos, completaram o pódio.
O Brasileiro teve a participação de nove tripulações, sendo três da flotilha de Guaratuba (PR) e seis das flotilhas da Guarapiranga (SP).
"O nível foi bom, com regatas muito disputadas. Sobraram duas para decidir o campeonato no último dia. A previsão era de vento fraco ou médio, mas fomos surpreendidos com um sudoeste de aproximadamente 16 nós".
"Nesse dia, velejamos com bastante consistência e vencemos as duas regatas, assegurando o título", declarou Cláudio Biekarck, dez vezes medalhista dos Jogos Pan-Americanos.
Sobre o Autor
Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.
Sobre o Blog
A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.