O dia em que a Rainha Elizabeth visitou o Iate Clube do Rio de Janeiro
Antonio Alonso
11/09/2022 17h33
O tradicional palco de regatas do Brasil, o Iate Clube do Rio de Janeiro, recebeu uma visita especial em 1968.
A Rainha Elizabeth II visitou o clube e deixou muitas marcas, inclusive a passarela que dá acesso ao ICRJ, com vista para o pão de Açúcar, se chama corredor da Rainha.
Elizabetth II morreu na última quinta-feira (8) aos 96 anos.
Em novembro de 1968, a monarca passou 11 dias no país, e uma de suas paradas foi o Rio de Janeiro, em viagem a bordo no Her Majesty Yacht Britannia (HMY Britannia
A Sua Majestade foi recebida pelo Presidente da República na ocasião, Costa e Silva, e participou de comícios oficiais.
Elizabeth e seu marido, o Príncipe Philip, que morreu ano passado, chegaram à cidade no dia 5 de novembro daquele ano, após uma passagem por Salvador, e horas depois emendaram uma sequência de viagens para Brasília, São Paulo e Campinas.
Mas voltaram ao Rio no dia 8, para cumprir a agenda oficial. Seria a última fase da visita da realeza britânica ao Brasil.
Foi naquela noite que o casal se dirigiu ao Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), onde ofereceu um jantar para 50 convidados a bordo do iate Britannia, uma luxuosa embarcação de três mastros, que transportou a família real em 696 visitas oficiais. A presença da monarca inspirou a nomeação do hall principal do clube como "Corredor da Rainha".
"Ela foi em volta da piscina e todos os britânicos que estavam no Rio de Janeiro naquela época ficaram em volta da piscina. E ela caminhou (por ali) sempre muito elegante, sempre bem vestida", conta Audrey Hieatt, inglesa que mora no Rio de Janeiro e esteve na celebração de gala, em entrevista à Band Rio.
Elizabeth também aproveitou para conhecer alguns dos pontos mais emblemáticos da Cidade Maravilhosa, como a Praia de Botafogo, o Mirante Dona Marta, e o Outeiro da Glória.
O último compromisso oficial da rainha no Brasil foi assistir a um jogo entre as seleções do Rio de Janeiro e de São Paulo, no Maracanã. Naquela noite, os paulistas venceram por 3 a 2, e a rainha entregou a taça nas mãos de Pelé.
Elizabeth II morreu no Palácio de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito de forma oficial pelo Palácio de Buckingham.
Além da Rainha, o Iate Clube do Rio de Janeiro já recebeu no decorrer de sua história nomes como o Príncipe Charles, Presidentes, Embaixadores e diversas autoridades do Brasil e do mundo, além de sediar inúmeras regatas e Mundiais de vela.
Sobre o Autor
Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.
Sobre o Blog
A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.