Topo

Prata para a vela brasileira na Copa do Mundo de Medemblik

Antonio Alonso

04/06/2022 17h35

O Brasil terminou a tradicional Hempel World Cup Allianz Regatta 2022 com uma medalha de prata e mais um atleta entre os 10 primeiros.

A competição serviu como etapa da Copa do Mundo de Vela e ocorreu em Medemblik, na Holanda. A equipe contou com seis representantes nas águas holandesas.

João Siemsen e Marina Arndt foram vice-campeões na dupla mista da Nacra 17 e Bruno Lobo foi o sétimo da Fórmula Kite, nova classe olímpica para Paris 2024. Na medal race deste sábado (4), João Siemsen e Marina Arndt ficaram na quinta colocação e os campeões, os holandeses Laila van der Meer e Bjarne Bouwer venceram a prova.

Os brasileiros tiveram desempenho acima da média nas 12 regatas do campeonato, chegando com chances de ouro contra as duplas da casa na final. O bronze ficou com os austríacos Laura Farese e  Matthäus Zochling.

"Estamos muito felizes com a nossa conquista, foi um campeonato que não cometemos grandes erros, temos muito o que aprender para evoluir, foram dias incríveis, condições perfeitas para velejar", disse Marina Arndt.

João Siemens também destacou o bom desempenho da dupla, que aos poucos ganha entrosamento e tempo de regata em eventos internacionais. "Foi um campeonato bem legal para a gente, o pessoal cometeu muitos erros, conseguimos ser bem constantes, bastante velocidade no contra-vento, isso ajudou muito, acabamos em segundo lugar, foi ótimo, ganhamos muita confiança para o Mundial", explicou João Siemens.

Na Hempel World Cup Allianz Regatta 2022, o Brasil teve ainda a sétima colocação do maranhense Bruno Lobo na Formula Kite, nova classe olímpica. Na mesma categoria, Maria do Socorro ficou em 17º, Bruno Lima em 29º e Claudio Cruz em 41º.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Prata para a vela brasileira na Copa do Mundo de Medemblik - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Mais Posts