Barco de Martine Grael adota estratégia diferente e perde contato com líder
Antonio Alonso
09/02/2018 18h29
Leg 6 to Auckland, day 03 on board Dongfeng. 09 February, 2018. Marie Riou in action at the bow in rough conditions.
Os barcos team AkzoNobel e o Sun Hung Kai / Scallywag adotaram estratégias diferentes do restante das equipes da Volvo Ocean Race e pagam, pelo menos por enquanto, um preço alto pela escolha mais ao norte.
Os dois barcos rumaram ao norte imediatamente depois de passar a ponta do sul de Taiwan, e assim a flotilha ficou dividida! O vento é bem mais fraco no Mar das Filipinas para o time da brasileira Martine Grael (team AkzoNobel).
"Isto está errado, muito errado", disse a campeã olímpica Martine Grael. "Nós vamos para o norte, noroeste, e nosso destino é sul-sudeste!"
A diferença do AkzoNobel, que é o último, para o pelotão da frente aumentou nas últimas horas, chegando a mais de 120 mil milhas náuticas do líder Team Brunel.
Leg 6 to Auckland, day 02 on board Brunel. Upwind in 35 knts along Taiwan. 08 February, 2018.
"Nós fomos para norte muito cedo", admitiu o navegador do AkzoNobel, Jules Salter. "Estamos desapontados. Tomamos a decisão com bastante rapidez para rumar a norte, parecia que tudo estava alinhado, Scallywag também foi, no primeiro turno estávamos bem, no segundo já não muito. Os quatro primeiros já foram, e agora somos nós os dois cá para trás".
A sexta etapa, que liga Hong Kong e Auckland (Nova Zelândia), tem Dongfeng Race Team e MAPFRE estão na cola do adversário holandês.
O líder do Dongfeng, Charles Caudrelier, admitiu que o barco chinês quase se juntou aos dois barcos do norte, mas decidiu que ainda era muito cedo.
"Para ser honesto, quando o AkzoNobel e o Scallywag cambaram, pensamos em fazer, mas achamos que era um risco demasiado grande. Parece que eles estão agora com dificuldades".
Leg 6 to Auckland, day 03 on board Dongfeng. 09 February, 2018. Black trimming the sheets.
O francês acrescentou: "É a etapa mais complicada em termos de clima, não chega apenas ter uma boa cabeça, você também precisa de um pouco de sorte. Há tanta transição para a frente, eu não sei qual será o momento-chave, então estamos sempre muito focados e tentando optimizar a nossa progressão com pequenos ganhos".
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DTL nm | GAIN_LOSS | STATUS | SPEED kt | COURSE | TWS kt | TWD | DTF nm | |||||
1 | TBRU | 0.00 | 0.00 | RAC | 15.3 | 58º | 18.0 | 127º | 4812.72 | |||
2 | DFRT | 0.84 | | RAC | 12.7 | 53º | 17.8 | 102º | 4813.55 | |||
3 | MAPF | 1.28 | 0.21 | RAC | 12.9 | 37º | 15.5 | 105º | 4814.00 | |||
4 | TTOP | 8.09 | 0.10 | RAC | 12.8 | 35º | 16.8 | 98º | 4820.81 | |||
5 | SHKS | 124.50 | | RAC | 10.2 | 62º | 11.0 | 116º | 4937.22 | |||
6 | AKZO | 126.60 | | RAC | 10.5 | 52º | 9.3 | 100º | 4939.32 | |||
7 | VS11 | DNS |
Sobre o Autor
Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.
Sobre o Blog
A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.