Topo

Por segurança na Guarapiranga, YCP recebe homenagem da Marinha

Antonio Alonso

09/11/2017 13h09

Velejadora da Marinha em regata do Yacht Club Paulista, na Guarapiranga (Luhan Grolla/YCP)

O 8º Distrito Naval condecorou nesta semana (6/11), em São Paulo, personalidades e entidades que atuam na disseminação da mentalidade marítima e contribuem para a Marinha do Brasil. Representando o Yacht Club Paulista (YCP), o comodoro José Agostini Roxo recebeu a Medalha Amigo da Marinha, do vice-almirante Guerreiro, comandante do 8º Distrito Naval.

Também paraninfo na cerimônia, o capitão de mar e guerra, Souza, participou da entrega das medalhas aos homenageados. "Para a Marinha é um conforto constatar nos clubes e marinas, ações que nos ajudam a zelar pela segurança. Quando verificamos que o clube é realmente um parceiro, como o Yacht Club Paulista, reconhecemos por meio da Medalha Amigo da Marinha, destacou o comandante Souza.

O presidente da Soamar (Sociedade Amigos da Marinha) de São Paulo, Paulo Marinheiro, ratificou em seu discurso de abertura a finalidade do evento. "Essa condecoração foi instituída para agraciar instituições e personalidades, civis e militares sem vínculo com a Marinha do Brasil, mas com serviços relevantes para difundir a importância do mar no desenvolvimento de nossa pátria".

Respeito e disciplina – Ao longo de seus 85 anos, o Yacht Club Paulista sempre esteve ao lado da Marinha, em favor dos ideais e da disciplina que regem os esportes náuticos, condição que ratificou a homenagem ao comodoro. "A Marinha representa a alma de qualquer Iate Clube no mundo e nada mais justo do que reverenciar e promover sua existência, seus conceitos e suas tradições", enalteceu Roxo após ser condecorado.

A Marinha tem participado de forma efetiva dos principais momentos do YCP, inclusive levando sua equipe de velejadores para a regata do Classic Sailing Festival em 2016. "É uma honra para o Yacht Club Paulista ter o atual comandante do 8º Distrito Naval como sócio honorário. Nós e a Marinha possuímos interesses comuns, como os projetos de segurança para a navegação consciente na Represa Guarapiranga", afirmou Roxo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por segurança na Guarapiranga, YCP recebe homenagem da Marinha - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Mais Posts