Topo

Torben Grael parte para Star Sailors League Finals após vencer Europeu

Antonio Alonso

03/11/2017 08h47

Torben com Guilherme de Almeida no SSL Grand Slam da Suíça (Studio Borlenghi / SSL)

Embalado pelo título europeu da classe Star, conquistado nesta semana em San Remo (ITA), Torben Grael ganha motivação extra para buscar um troféu inédito em sua carreira: o de campeão da Star Sailors League Finals, de 4 a 9 de dezembro em Nassau (BAH), com premiação de 200 mil dólares. O proeiro Arthur Lopes, o Tutu, campeão com Torben na Itália, correrá nas Bahamas com o alemão Hubert Merkelbach.

Entre as duas competições, o bicampeão olímpico trocará de parceiro. Torben já havia faturado o Campeonato Brasileiro de Star de 2016 em Búzios (RJ) ao lado de Arthur Lopes. Na Baía de Montagu, em Nassau, Torben correrá com Guilherme de Almeida, com quem obteve a sexta colocação no inédito Lake Grand Slam da SSL em 2015 na Suíça, entre 80 barcos.

Para chegar ao título no Yacht Club Sanremo, Torben e Tutu superaram 56 duplas e somaram 15 pontos perdidos após seis regatas, incluindo uma vitória no último dia. Os italianos Negri e Lambertenghi ficaram em segundo lugar com 17 pontos, seguidos por Augie Diaz (EUA) e Bruno Prada (BRA) com 18, mesma pontuação dos brasileiros Lars Grael e Samuel Gonçalves, em quarto lugar. Os oito velejadores estarão no Nassau Yacht Club para a SSL Finals.

"Só tenho que agradecer ao Tutu por insistir que fôssemos correr o Europeu de Star e ao Stefano Lillia por ter preparado um barco que nos ofereceu condições para vencer. Os ventos variados (6 a 22 nós) marcaram o campeonato, que teve organização impecável. Agora é esperar por uma bela participação em Nassau", comentou Torben, que não conseguiu chegar às quartas de final com Guilherme na SSL Finals em 2016.

O Campeonato Europeu da Classe Star atribuirá 750 pontos aos campeões nos rankings de timoneiro e de proeiro de Star Sailors League. O Yacht Club Sanremo recebeu tripulações de 16 países, com três brasileiros no pódio: Torben, Tutu e Bruno Prada, que estará nas Bahamas ao lado do sueco Freddy Loof. Lars e Samuel, assim como Robert Scheidt e Henry Boening (Maguila), também representarão o Brasil na SSL Finals de 2017.

Emoção ao vivo – Durante quatro dias, as 25 tripulações brigarão por dez vagas para o dia decisivo, sábado (9/12), quando serão disputadas quartas de final, semifinal e final. O primeiro colocado da fase de classificação irá direto à final, o segundo, à semifinal. Assim, os barcos posicionados entre terceiro e décimo lugares correm as quartas de final. As três regatas eliminatórias serão disputadas por oito, seis e quatro duplas sucessivamente, com a eliminação dos três últimos nas quartas e na semifinal.

A emoção da SSL Finals será transmitida ao vivo pelo site: starsailors.com, incluindo-se as participações de comentaristas especializados e convidados especiais no estúdio. Na água, câmeras de alta tecnologia e o sofisticado sistema "Virtual Eye 3D Graphics", alternarão imagens reais da Baia de Montagu com a telemetria das regatas, apontando distância, velocidade e classificação dos barcos em tempo real.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Torben Grael parte para Star Sailors League Finals após vencer Europeu - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Mais Posts