Topo

Guerreiras da Marinha correm na classe C30 em Ilhabela

Antonio Alonso

11/07/2017 10h46

Tripulação do Kaikias C-Tank (APJ Esportes)

A equipe de alto rendimento da Marinha do Brasil participa da 44ª Semana de Vela de Ilhabela (SVI) na competitiva classe C30. Os seis velejadores cariocas correm no Kaikias e terão como adversários, tripulações experientes como a do catarinense Katana, atual campeão do principal evento da vela oceânica no País. As regatas serão disputadas de 9 a 15 de julho no Canal de São Sebastião.

Entre os tripulantes do Kaikias estão as velejadoras que fizeram campanha olímpica de Match Race para os Jogos de Londres, Tatiana Almeida e as irmãs Fernanda e Renata Decnop. Em 2015, Fernanda conquistou a medalha de bronze na classe Laser Radial nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. O comandante Rafael Pariz e os tenentes Rodrigo Kormann e Filipe Lopes completam a equipe.

"Vamos tentar aliar força à qualidade. O campeonato de Ilhabela é ao mesmo tempo sério e divertido. Estou me aposentando das campanhas olímpicas, mas vou continuar velejando. Apesar de não conhecermos o barco, pode ter certeza de que vamos brigar", garante Fernanda, campeã mundial de HPE 25 ao lado da irmã Renata nos Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro em 2011. Formada em veterinária, a velejadora tem se dedicado a cuidar das montarias no hipismo.

Exemplo de superação – Após dedicação intensa ao tratamento de um câncer de pâncreas com metástase no fígado, Tatiana superou a doença. Precisou interromper a campanha olímpica na classe Nacra para os Jogos Rio 2016, mas agora está de volta às raias. "A sensação de estar em Ilhabela e poder velejar com os amigos é indescritível. É uma benção retomar as atividades e celebrar a vida", comemora Tatiana com gratidão.

"Gostamos muito da classe C30, mas ainda temos de nos entrosar um pouco mais com o barco. Nossos adversários são muito experientes, mas vamos meter a cara e enfrentá-los da melhor forma possível", afirma Tatiana. Além do campeão da SVI em 2016, Katana Portobello, o Kaikias terá a concorrência do bicampeão da Copa Suzuki, Caiçara; do terceiro colocado no atual Campeonato Brasileiro, Caballo Loco; assim como, eCycle +Realizado e Barracuda.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Guerreiras da Marinha correm na classe C30 em Ilhabela - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Mais Posts