Topo

Classe C30 eleva nível técnico da Semana de Vela de Ilhabela

Antonio Alonso

06/07/2017 00h41

Trabalho na proa do Caballo Loco em Ilhabela (Edu Grigaitis / Balaio)

Sempre assídua nas regatas de Ilhabela, a classe C30 é destaque na 44ª Semana de Vela (SVI) não apenas pela competitividade de seus barcos, mas pelo talento de suas tripulações. A flotilha formada por paulistas e catarinenses disputará simultaneamente dois títulos relevantes de 9 a 15 de julho em Ilhabela: da própria SVI e também do Campeonato Brasileiro de C30, iniciado em fevereiro, em Florianópolis.

O Katana Portobello vem de Santa Catarina para defender o título da Semana de Vela de Ilhabela conquistado em 2016 e a liderança do atual Campeonato Brasileiro, que será finalizado em 14 de julho, véspera das regatas finais da SVI. A tripulação do Sul, comandada por Cesar Gomes Neto, terá entre os rivais, o paulista Caiçara, atual bicampeão do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica e líder da competição na classe C30 nesta temporada, um especialista nas raias do Canal de São Sebastião.

O barco comandado por Marcos de Oliveira Cesar conta com a experiência de Fábio Pillar, o Cachopa, tático campeão mundial na classe Laser Radial. Em relação ao talento, o Caballo Loco do comandante Mauro Dottori se apresenta no mesmo nível, levando a bordo o peso do velejador olímpico Alexandre Paradeda, representante do País na classe 470 nos Jogos de Atenas (2004) e Pequim (2008). A medalhista de bronze da Laser Radial no Pan de 2015 em Toronto, Fernanda Decnop, reforça a tripulação do Kaikias, da Marinha do Brasil.

Além dos barcos citados, a flotilha da classe C30 ainda contará com Mais Realizado eCycle (José Luiz Apud) e Barracuda (Humberto Diniz), dois tradicionais representantes de Ilhabela. "Além de muito equilibrada, a C30 é uma classe muito justa e democrática. As regras em relação aos barcos são muito rígidas, o que favorece quem mais treina. Assim, todos podem vencer e a única certeza que temos é de que as regatas serão extremamente emocionantes e disputadas", assegura Dottori, responsável pela vela grande (mestra) do Caballo Loco.

1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de 2017

1º Katana Portobello (Cesar Gomes Neto) – 13 pontos perdidos

2º Zeus Team (Inácio Vandresen) – 13 pp

3º Caballo Loco (Mauro Dottori) – 14 pp

Semana de Vela de Ilhabela de 2016

1º Katana Portobello (César Gomes Neto) – 28 pontos perdidos

2º Zeus Team (Inácio Vandresen) – 33 pp

3º Caiçara (Marcos de Oliveira César) – 34 pp

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Classe C30 eleva nível técnico da Semana de Vela de Ilhabela - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Mais Posts