Topo

Yacht Club Paulista movimenta Guarapiranga com vela e sup

Antonio Alonso

21/06/2017 15h41

Largada da Va'a Sup Cup em São Paulo (Thiago Barra / YCP)

 

A Va'a Sup Cup, organizada pelo Yacht Club Paulista (YCP) e a 6ª Etapa da Copa Paulista de Vela, idealizada pelo YCP, mobilizaram os esportistas de vários clubes náuticos da Represa Guarapiranga no segundo fim de semana de junho. Remadores e velejadores superaram as baixas temperaturas paulistanas e coloriram as raias da represa com suas pranchas, barcos e velas.

A Va'a Sup Cup, o evento mais tradicional de Stand Up Paddle (SUP) da cidade de São Paulo, reuniu cerca de 100 atletas de diversas regiões do estado. O frio, o sol e o vento ameno compuseram o ambiente ideal, tanto na água como em terra firme, devido à estrutura e hospitalidade oferecidas pelo YCP, incluindo-se a tradicional macarronada da dona Tereza, um dos atrativos dos eventos náuticos com sede no YCP, após horas de esforço físico exigido pela água e pelo vento.

"Essa macarronada é um verdadeiro prêmio para os atletas, principalmente para os que remaram 11 km, até a Ilha dos Eucaliptos na categoria elite. O mais importante é que todos se divertiram. Começamos com uma prova de três km para amadores até a Ilha dos Amores e em seguida levamos para a raia a categoria kids, com o objetivo de incentivarmos a nova geração de remadores", relatou o organizador do evento Tiago Barra, associado do YCP.

A largada principal contou com quase 60 remadores e proporcionou disputa de elevado nível técnico pelas primeiras colocações. Na briga pela ponta na prova masculina, o representante do YCP, Arthur Santacreu ficou com a medalha de prata, logo atrás do vencedor, Guilherme dos Reis, enquanto Guilherme Thawire conquistou o bronze. Marinho e Carlos Viana completaram o pódio. Jessika de Souza, Raquel Daoud e Aline Abad foram as três primeiras, respectivamente, na elite feminina, seguidas por Dani Paiva e Talita Silva.

Copa Paulista de Vela – A sexta etapa da competição criada pelo Yacht Club Paulista em 2015, neste fim de semana foi organizada pelo Clube de Campo São Paulo (CCSP) e levou 53 embarcações à Guarapiranga. A Snipe foi a classe mais numerosa com 18 barcos na raia, seguida pela Laser, com 14 monotipos. Correram ainda as classes Finn, Day Sailer, MT19, Flash e Lightning.

A Copa Paulista tem se mostrado promissora em relação ao futuro da vela. Contou nesta etapa com nove barcos Optimist comandados por crianças e adolescentes. A sétima, das 12 etapas programadas para 2017, está prevista para 24 e 25 de junho, com sede no Iate Clube de Santos (ICS). Além de YCP, CCSP e ICS, o Yacht Club Santo Amaro (YCSA) também recebe a competição nesta temporada.

Resultados Va'a Sup Cup

Categoria Elite (masc.)

1 – Guilherme dos Reis

2 – Arthur Santacreu

3 – Guilherme Thawire

Feminina

1 – Jessika Matos de Souza

2 – Raquel Daoud

3 – Aline B. Abad

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Yacht Club Paulista movimenta Guarapiranga com vela e sup - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Mais Posts