Topo

Classe C30 leva emoção à Capital Nacional da Vela

Antonio Alonso

26/05/2017 17h06

Flotilha da competitiva classe C30 em Ilhabela (Marcos Méndez / SailStation)

 

Os velozes barcos da classe C30 retornam à Capital Nacional da Vela neste fim de semana (27 e 28/5) para uma prévia do que poderá ser a tradicional Semana de Vela de Ilhabela. Por esse motivo, a 2ª Etapa do Circuito Ilhabela de Oceano (Copa Suzuki) é chamada de Warm Up e será concluída em 3 e 4 de junho. O atual bicampeão do circuito, Caiçara, lidera a temporada na C30 após as dez regatas da primeira etapa disputada em março deste ano.

Dependendo da intensidade do vento, o Warm Up deve ter entre seis e dez regatas para a competitiva C30. A previsão para este primeiro fim de semana é de ventos fracos, mas o comandante do Caiçara, Marcos Cesar, leva otimismo para a raia. "Nossa equipe está animada para o Warm Up e como sempre acreditamos que as regatas serão muito disputadas para a classe. Testaremos velas novas e esperamos conseguir rapidamente as regulagens ideais".

O Caiçara venceu a primeira etapa de 2017 com 12 pontos perdidos contra 16 do Caballo Loco, de Mauro Dottori, enquanto o +Realizado eCycle somou 23 pontos para ficar com as medalhas de bronze. Considerando-se dez regatas e um descarte, o barco comandado por Marcos Cesar obteve a expressiva marca de seis vitórias. Caballo Loco venceu três vezes contra um triunfo do +Realizado, do comandante José Luiz Apud.

O Warm Up será também um ajuste definitivo para a tripulação do +Realizado, projetando-se a Semana de Vela entre 7 e 15 de julho. "Teremos algumas mudanças na tripulação em função de compromissos particulares e decidimos antecipar as alterações já nesta etapa do Circuito Ilhabela. Aproveitaremos a oportunidade da melhor forma, afinal, condições de competição e de treino são muito diferentes", analisa o trimmer (regulador de velas) do +Realizado, Ricardo Apud.

O Barracuda, do comandante Humberto Diniz, irá para a raia com vela novas e a esperança de um desempenho mais eficiente em relação à abertura da temporada. Durante a Semana de Vela será disputada também a segunda e decisiva etapa do Campeonato Brasileiro da Classe C30, com Katana (SC), Zeus (SC) e Caballo Loco (SP) nas três primeiras colocações respectivamente, após as regatas disputadas em fevereiro, em Florianópolis.

Classificação da 1ª Etapa (dez regatas e um descarte) 
1 – Caiçara (Marcos de Oliveira César) : 2+1+2+1+2+(3)+1+1+1+1 = 12 pontos perdidos
2 – Caballo Loco (Mauro Dottori) : 1+2+1+2+1+2+2+(3)+2+3 = 16 pp
3 – +Realizado eCycle (José Luiz Apud) : 3+(4)+3+3+3+1+3+2+3+2 = 23 pp
4 – Barracuda (Humberto Diniz) : 4+3+4+4+4+4+4+4+(5 DNC)+5 DNC = 36 pp

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Classe C30 leva emoção à Capital Nacional da Vela - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Mais Posts