Topo

Pajero assume a liderança no Paulista de HPE 2016

Antonio Alonso

04/04/2016 20h17

O Pajero (Eduardo Souza Ramos) assumiu a liderança provisória do 11º Campeonato Paulista de HPE, que tem a participação de 17 barcos no Yacht Club Paulista (YCP). Neste domingo (3) ensolarado, a organização teve mais dificuldades para montar as raias por falta de vento. Quando as condições eram mínimas para uma prova, a largada foi dada na Guarapiranga para duas regatas. A primeira – com média de 6 nós de vento – foi vencida pelo Pajero, que tem a bordo o atleta olímpico e da Volvo Ocean Race André 'Bochecha' Fonseca. Na segunda, os novos líderes ficaram em terceiro e assumiram a ponta que era do Atrevido (Fábio Bocciarelli). "Velejar na represa é diferente. As condições são sempre muito difíceis, pois são instáveis. O velejador desenvolve uma técnica fantástica velejando em raias como essa, principalmente na estratégia. Quanto mais flotilhas, mais nacional e forte fica a classe.", disse Eduardo Souza Ramos, pota-bandeira do Brasil na Olimpíada de Los Angeles 1984.

O Paulista de HPE 25 tem o Pajero (Eduardo Souza Ramos) com 14 pontos perdidos, seguido de perto pelo Ginga (Breno Chvaicer), com 15 e o Atrevido (Fábio Bocciarelli) tem 17 pontos. O Takeashauer (Marcos Ashuauer), que venceu a segunda regata do domingo agora é o quarto, e o Suzuki (Felipe Furquin), o quinto na classificação geral.

As próximas regatas do Campeonato Paulista de HPE 2016 serão disputadas no próximo fim de semana, também no Yacht Club Paulista, em São Paulo (SP).

Mais informações sobre o evento

Com mais de dez anos de história, o HPE25 forma hoje uma flotilha com 57 barcos distribuídos em oito grandes cidades (Ilhabela, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis e Brasília) e está presente nos principais eventos, como a Semana Internacional de Vela, a Copa Suzuki – Circuito Ilhabela e foi o barco escolhido para as competições da 5ª edição dos Jogos Militares Mundiais, em 2011.

Os HPE 25 são produzidos pelo estaleiro HPE de Indaiatuba. Com projeto inovador, processo de fabricação e materiais especiais, este veleiro de 25 pés é leve, resistente, veloz e fácil de manobrar.
Devido a essas características, a classe tem atraído vários adeptos que vão de velejadores com grande experiência a iniciantes, pois, seu deck de layout simples e eficiente e o uso de um enrolador para a buja, permitem que o HPE25 seja facilmente velejado por duas pessoas.

O 11º Campeonato Paulista de HPE é uma realização do Yacht Club Paulista e da Associação Brasileira de HPE25, com apoio da Regatta. Mais informações no site www.ycp.com.br

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Pajero assume a liderança no Paulista de HPE 2016 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Mais Posts