Topo

Brasileiras estreiam na vice-liderança do Sul-Americano de 470 no ICRJ

Antonio Alonso

03/08/2015 17h45

Competição faz parte da 28ª Semana Internacional de Vela e segue até a próxima quinta-feira

Começou nesta segunda-feira no Iate Clube do Rio de Janeiro a última etapa da 28ª Semana Internacional de Vela, com regatas para as classes 49er, 49erFx e 470 masculino e feminino. Assim como tem sido nos últimos dias, o vento demorou a aparecer e a Comissão de Regatas deixou os velejadores esperando por mais de uma hora em terra, antes de mandar as quatro flotilhas para a água. As regatas começaram em torno das duas da tarde, com vento bastante fraco.

Para o 470, que correu na raia da Escola Naval, as regatas também são válidas como Campeonato Sul-Americano, porém apenas uma prova foi realizada. Entre os homens, os líderes são os atuais campeões mundiais, os australianos Mathew Belcher e Wil Ryan. Entre as mulheres, Camilla Lecointre e Hélène Defrance, da França, lideram, com as brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan em segundo.

"Foi um dia bem difícil, com muita corrente, e estamos felizes com o resultado. É a primeira regata de um campeonato difícil, com bastante gente boa. Este é o nosso primeiro evento depois da confirmação para os Jogos. Depois de Hyères priorizamos o treino no Rio ao invés de participar de competições, justamente por conta do Evento Teste. Vai ser uma semana bem dura, a condição está bem difícil, então temos que festejar quando temos um dia bom e saber que nem todos os dias serão assim, mas faremos o possível para que sejam", disse Fernanda, dona da única medalha da vela feminina brasileira, o bronze em Pequim 2008.

Os meninos do Brasil também foram bem e Henrique Haddad e Bruno Bethlem ocupam a quinta colocação, enquanto Geison Mendes e Gustavo Thiesen aparecem em nono, dentre 25 barcos.

Já na raia do Pão de Açúcar, duas regatas foram disputadas pelas mulheres do 49er FX e três pelos homens do 49er. No final do dia, as norueguesas Helene Naess e Marie Ronningen lideram entre as meninas, com as holandesas Nina Keijzer e Claire Blom em segundo e Griselda Kling e Sara Tan, de Cingapura, em terceiro. Entre os homens, os franceses Manu Dyen e Stephane Christidis estão em primeiro, com os britânicos Dylan Fletcher e Alain Sign em segundo, seguidos pelos poloneses Iukasz Przybytek e Pawel Kolodzinski em terceiro.

"Foi um dia bem complicado,  estava difícil identificar na água o que era a troca de maré e o que era vento. Esta é uma área de regata bastante complicada, mas parece que conseguimos velejar bem, sempre nos mantendo perto da flotilha, sem fazer nada muito estúpido. Esta é a nossa quinta vez no Brasil, então estamos nos sentindo como locais. Estamos mais acostumados com a maré, então a preocupação é mais com a regata do que com estes fatores externos", disse Alain Sign.

Nesta terça-feira a previsão é de que até duas regatas sejam disputadas pelos 470 e até três pelos 49er e 49er FX.

Para conferir todos os resultados da competição acesse o site oficial: www.sivrio.com.br. A 28ª Semana Internacional de Vela do Rio tem a organização do Iate Clube do Rio de Janeiro e conta com o apoio da CBVela.

 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Brasileiras estreiam na vice-liderança do Sul-Americano de 470 no ICRJ - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Mais Posts