Topo

Sobre as Águas

Milai (Japão) vence a primeira etapa da Globe40

Antonio Alonso

04/07/2022 16h06

O barco Milai foi o vencedor da primeira etapa da Globe 40 entre Tânger (Marrocos) e Mindelo (Cabo Verde).

A tripulação japonesa tem a dupla formada por Masa Suzuki e Koji Nakagawa.

Ambos percorreram 1884 milhas em 7 dias, 2 horas e 25 minutos a uma velocidade média de 11,06 nós. A largada em Marrocos foi em 26 de junho.

O MILAI Around the World abriu uma vantagem de cerca de 70 milhas à frente do seu rival mais próximo, o SEC HAYAI, que terminou em segundo.

A equipe conseguiu manter a vantagem após a Ilha da Madeira e as Canárias e cruzou em primeiro para a festa japonesa.

"Esta é a nossa primeira etapa da GLOBE40 e temos uma boa sensação após 2 anos de preparação. Nos divertimos muito na água. A Ilha da Madeira foi um momento difícil e estamos felizes por ter passado em boas condições e por ter tido a estratégia certa", disse Masa Suzuki. 

Koji Nakagawa também comemorou o resultado na Volta ao Mundo dos Class40. Temos uma excelente equipe e estou muito contente com isso, o melhor momento foi obviamente a passagem para a Madeira; esta é a minha primeira visita a Cabo Verde e estou realmente surpreendido com a elevada qualidade das boas-vindas".

Mais quatro equipes ainda estão em modo regata até chegar à ilha de São Vicente, Mindelo. Lembrando que os franceses do The Globe en Solitaire desistiram da competição após batida na largada.

A partida da segunda etapa será em 17 de julho até as Ilhas Maurício.

A regata oceânica conta com oito etapas pelos mares do mundo totalizando mais de 30 mil milhas náuticas velejadas ou 55 mil quilômetros.

Serão nove meses de prova, com chegada prevista de 13 a 20 de março de 2023 na cidade de Lorient, na França.  

A Class40 é um veleiro monocasco para regata de mar aberto e cruzeiro com comprimento máximo de 40 pés.

O objetivo original da categoria era tornar as provas offshore acessíveis a velejadores amadores. O sucesso da classe a moveu além desses parâmetros, com cada vez mais velejadores profissionais envolvidos. Parte disso é a regra de open box, que mantém os custos baixos. 

 Apesar de não contar com nenhum velejador, o Brasil estará representado na Globe 40 com a parada de Recife (PE) no início de janeiro de 2023.

 O primeiro veleiro vindo de Ushuaia (Argentina) deve cruzar a linha de chegada no Cabanga Iate Clube depois de 21 de janeiro. O percurso terá ao todo 3289 milhas náuticas de distância na subida do Atlântico. A organização projeta uma Vila da Regata na capital pernambucana para visita das embarcações.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas