PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Campeonato Brasileiro de Ilca Laser começa na Paraíba

Antonio Alonso

19/01/2022 12h20

Realizada na praia de Intermares, em Cabedelo, na Paraíba, a 48º edição do Brasileiro de Ilca Laser começou nesta terça-feira (18) e vai até sábado (22). O intuito da competição em águas nordestinas é formar a equipe brasileira nas categorias masculina e feminina, rumo aos Mundiais da ILCA 2022.

O campeonato nacional é disputado por mais de 150 jovens velejadores de 14 estados do País em busca de uma vaga na seleção brasileira. Os estados participantes são Paraíba, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Sendo o maior evento da categoria do Brasil, a seletiva também visa os Campeonatos Mundiais da ILCA 2022 das classes: ILCA 6 Juventude Masculino e Feminino; ILCA 4 Masculino e Feminino; ILCA 7 Sub 21 e ILCA 6 Sub 21 Feminino.

"Estamos com os jovens atletas muito bem treinados e firmes no objetivo de obter classificação para os Campeonatos Mundiais ao longo de 2022.O destaque especial fica para a Categoria ILCA 6 | Antiga Classe Laser Radial, cujo resultado final do Campeonato Brasileiro será somado ao resultado da Copa da Juventude no final do mês em Maria Farinha(PE)", explicou Jônatas Gonçalves, Gerente da CBvela.

A expectativa da CBVela é das melhores possíveis para com o Campeonato Brasileiro da Classe ILCA – Paraíba 2022. "O Estado da Paraíba tem condições ideais para a prática do esporte a vela, proporcionando ótimas velejadas e disputas acirradas", comentou Jônatas Gonçalves, Gerente da CBvela.

Sobre a CBVela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas