PUBLICIDADE
Topo

Sobre as Águas

Filha de peixe...Mel Paradeda escala para Mundial de Snipe

Antonio Alonso

24/09/2021 18h02

O Mundial Feminino de Snipe 2021 marcará o batismo de Melissa Paradeda na principal competição da categoria, que que será disputada de 5 a 9 de outubro, em São Paulo (SP).

A jovem atleta de 14 anos é filha de Alexandre Paradeda, campeão pan-americano e mundial de Snipe. A velejadora é a mais nova da competição até o momento.

Melissa Paradeda formará dupla com Mirella Zanelli, de 25 anos, e usará o barco do pai, o mesmo que deu o vice-campeonato mundial da classe em 2019, em Ilhabela (SP). O Mundial de Snipe já conta com mais de 30 duplas confirmadas e será realizado pelo Yacht Club Paulista (YCP).

A velejadora recebeu atenção e dicas do pai nos treinamentos, não apenas para o Snipe, mas no Optimist, categoria de introdução à vela com limite de idade de 15 anos.

"O campeonato será importante pra mim! Vai me ajudar no aprendizado para classes futuras. Espero me divertir bastante nas regatas e conseguir bastante experiência", disse Melissa Paradeda. Ela e Mirella Zanelli representam a Escola de Vela Lars Grael.

Melissa e Xandi Paradeda velejaram juntos de Snipe em setembro em um campeonato promovido pelo Yacht Club de Santo Amaro (YCSA), que fica ao lado do Yacht Club Paulista. No evento, o experiente velejador mostrou alguns truques do Snipe.

"Foi uma alegria grande velejador juntos em São Paulo, no YCSA. No primeiro dia eu fui no leme para mostrar as coisas que ele teria de fazer. No segundo dia, eu fui na proa dela. Adorei a experiência, foi muito bom", explicou Alexandre Paradeda.

"A prioridade dela é o Optimist e está treinando bastante, pois ainda tem mais um Brasileiro da categoria. A represa ensina muito, com muitos barcos de Snipe. Era uma oportunidade ímpar. Estarei uns dias lá acompanhando, mas o mais importante é que ela se divirta e faça amigos".

O título Mundial de Alexandre Paradeda foi em 2001, em Punta de Leste (Uruguai) ao lado de Eduardo Paradeda. Já o ouro no Pan do Rio 2007 foi ao lado de Pedro Tinoco.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas