Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Pajero novamente na Semana de Vela de Ilhabela

Antonio Alonso

2024-06-20T19:10:37

24/06/2019 10h37

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela 2019 confirmou a inscrição de uma das equipes mais vitoriosas da vela oceânica nacional, o Pajero. O barco é comandado por Eduardo Souza Ramos e conta com atletas de ponta como o atleta olímpico com três participações na Volta ao Mundo, André 'Bochecha' na função de tático. O time disputará o título da competição na classe ORC a bordo de seu S40. As regatas serão disputadas de 13 a 20 de julho em Ilhabela (SP).

Porta-bandeira do Brasil na olimpíada de Los Angeles 1984, Eduardo Souza Ramos projeta uma disputa novamente acirrada na Semana Internacional de Vela de Ilhabela. No ano passado, a equipe do Pajero perdeu o título para os gaúchos do Crioula, que venceram na classe ORC e bateram recorde da Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, prova que abriu o calendário de regatas do evento.

"As disputas sempre são acirradas, independente do lugar que você termine, sempre está competindo diretamente com vários outros barcos dentro de uma flotilha. Esta é uma das características deste esporte", disse Eduardo Souza Ramos.

A última conquista do Pajero na Semana Internacional de Vela de Ilhabela foi em 2017. Eduardo Souza Ramos aposta na tripulação experiente e no potencial do veleiro de 40 pés projetado por Javier Soto, com 12.30 metros de comprimento.

"A nossa equipe tem uma certa estabilidade há muitos anos, como o André 'Bochecha' Fonseca, Sergio Rocha, Juninho Jesus e outros, com quem tenho prazer de navegar e só agradeço por me permitiram continuar velejando", completou Eduardo Souza Ramos.

Foto: Aline Bassi | Balaio

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.