Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Brasileiro de Oceano 2019

Antonio Alonso

2026-04-20T19:18:26

26/04/2019 18h26

O Campeonato Brasileiro ABVO terminou em Búzios (RJ) no fim de semana!,
E os resultados foram até previsíveis:
Na ORC, o barco Crioula 29 que faturou o segundo título seguido, e o Rio de Janeiro faturou o caneco com o barco Danadão na classe IRC.
O Crioula é o grande bicho papão da vela oceânica ao lado do Pajero do Eduardo Souza ramos.
Ganhou a Semana Internacional de Vela de Ilhabela com direito a recorde de Alcatrazes em 2018.
E olha que o Samuel Albrecht estava meio de molho,
"É muito legal pois as condições climáticas aqui sempre ajudam. Na primeira regata tivemos problemas, tivemos que voltar rápido para a marina para consertar e foi ótimo poder sair com a vitória a seguir", disse Fabrício Streppel, do Crioula.
A segunda colocação geral ficou com o Angela VI, do Rio de Janeiro, e o terceiro lugar ficou com o Santa Fé V, barco do Rio de Janeiro vencedor na categoria B da classe.
Na classe B da IRC o barco Esculacho, do Rio de Janeiro, ficou com o título e o Dona Bola, também do Rio, terminou com o segundo posto.
Gabriel Heusi / Heusi Action 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.