Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Regata para barcos artesanais

Antonio Alonso

2015-04-20T19:18:50

15/04/2019 18h50

O VelaShow, primeira feira náutica dedicada à veleiros do país, terá regatas exclusivas para as categorias de embarcações artesanais.

Os barcos das classes Shelback e Ibis Rubra serão usados nas provas do dia 19 de abril, sexta-feira, em Itajaí (SC), local do evento.

Os veleiros são produzidos na cidade, que desde a chegada da The Ocean Race ao município catarinense, entrou na rota das grandes competições esportivas brasileiras.

As embarcações são de madeira! Todas construídos no projeto da ANI – Associação Náutica de Itajaí.

Além das regatas de Shelback e Ibis Rubra, o VelaShow terá provas de Optimist para crianças de até 15 anos. A regata de Optimist é dedicada às escolas de vela e aos atletas sem filiação interessados em competir e que estão iniciando no esporte.

"Os velejadores locais tem contato permanente com a modalidade e podem, além de aprender a navegar, construir seu próprio barco", disse a velejadora Carolina Copello.

Veja o aviso de regata aqui.

Do it Yourself

Duas vezes na semana, adeptos do Do it Yourself ou 'faça você mesmo' se reúnem para construir embarcações em madeira. O projeto de Construção Naval da Associação Náutica de Itajaí incentiva centenas de pessoas a aprender e fazer sua própria embarcação.

O curso teve início no ano de 2008 com o instrutor Wilson José da Silva e, atualmente, é ministrado por Renato Caldas, Camilo do Carmo e Evandro Malburg. Batizados, já são mais de 65 veleiros fabricados navegando por diversos lugares.

Entre as produções esta a criação da classe Shellback e o veleiro Ibis Rubra, além das produções de pranchas, remos e outros objetos náuticos.

Todas as terças e quintas-feiras, o grupo de alunos se reúne para dar prosseguimentos na construção da embarcação. Tudo isso ocorre em um galpão na Praia Brava, em Itajaí, mas começou muito antes com um projeto de conclusão de curso.

 

O evento

O evento vai reunir além das regatas, palestras, workshops, exposição de barcos, produtos e serviços náuticos.

Já estão confirmados 40 expositores, incluindo fabricante de velas de regata, estaleiros e empresas do segmento de turismo.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.