Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Uma semana para as regatas do VelaShow

Antonio Alonso

2012-04-20T19:16:46

12/04/2019 16h46

O VelaShow, primeira feira náutica dedicada à veleiros do país, será realizado entre os dias 19 e 21 de abril, em Itajaí (SC), cidade que recebeu regatas internacionais como Volvo Ocean Race e Transat Jacques Vabre.
Entre as principais atrações estão três regatas para todos os públicos, incluindo crianças na categoria de introdução à modalidade, a Optimist.

As provas, organizadas pelo VelaShow e pela ANI – Associação Náutica de Itajaí, serão serão na sexta-feira (19) e a no sábado (20).

A regata de Optimist é dedicada às escolas de vela e a atletas sem filiação interessados em competir e que estão iniciando no esporte.

Já a Shelback/Ibis Rubra, também incentiva a construção naval amadora. São veleiros de madeira construídos no projeto da ANI, que representarão a categoria com uma regata dedicada a eles.

"O VelaShow é mais um evento de alto nível que recebemos em Itajaí. Acredito que mais jovens vão se interessar pela modalidade daqui pra frente", disse Cláudio Copello, organizador do evento.

As duas serão realizadas no Saco da Fazenda em frente a Associação Náutica de Itajaí, que fica ao lado do Centreventos, local da feira.

Já a largada da Regata de Oceano "VelaShow" no sábado (20) será nas proximidades da Praia de Cabeçudas, com percurso a ser definido pela comissão de regata. Essa prova será realizada para prestigiar os veleiros de oceano participantes e presentes no evento.

"O Vela Show realmente surpreendeu todas as nossas expectativas. Assim que ficamos sabendo do evento, em outubro do ano passado, recebemos ele com bastante expectativa", contou Marcelo Gusmão, atleta olímpico e comandante do Itajaí Sailing Team.

"Não poderia ter um lugar melhor do que Itajaí. Uma cidade que tem feito investimentos no setor esportivo vela. Então, acredito que toda a estrutura montada, não tenho dúvida que vai ser um show".

Para a classe Oceano, será oferecida premiação aos três primeiros colocados de cada classe. Para a classe Optmist será oferecida premiação aos três primeiros colocados: estreante, Classe veterano e feminino e para a classe Shelback/Ibis Rubra, será oferecida premiação aos cinco primeiros colocados.

A VelaShow também recepcionará em Itajaí o Velejaço, flotilha de veleiros com saída de Florianópolis e São Francisco do Sul com destino a Itajaí para participação no evento.

A recepção será realizada no pavilhão do Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí, em área reservada no mezanino. Após a recepção os velejadores subirão ao palco para recebimento de certificados de participação e confraternização com o público do evento.

A cidade de Itajaí (SC) é conhecida por sediar regatas importantes como a Volvo Ocean Race e a Transat Jacques Vabre.

Itajaí está na briga para ser novamente a parada brasileira na The Ocean Race, edição de 2021/22.

"A vela de Santa Catarina sempre se destacou de forma nacional e internacional. Temos vários atletas que aprendêramos velejar e ganharam o mundo. Exemplo de Bochecha e Bruno Fontes".

"Valorizar esse esporte é enriquecer nossas raizes", explicou Mané Ferrari, presidente da Acatmar e diretor de planejamento e desenvolvimento turístico da SANTUR – Governo de Santa Catarina

"Os grandes eventos mudaram o rumo da náutica no Estado. Temos uma Itajaí antes dos eventos náuticos e depois do evento. Uma marina que valoriza a gastronomia nacional e seu povo".

O evento vai reunir além das regatas, palestras, workshops, exposição de barcos, produtos e serviços náuticos.

Já estão confirmados 40 expositores, incluindo fabricante de velas de regata, estaleiros e empresas do segmento de turismo.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.