Topo
Sobre as Águas

Sobre as Águas

Mais um ouro para Martine e Kahena

Antonio Alonso

2006-04-20T19:14:49

06/04/2019 14h49

As meninas de ouro do Brasil ganharam o Troféu Princesa Sofia, na Espanha.

Na classe 49erFx, Martine Grael e Kahena Kunze foi a melhor da categoria em Palma de Maiorca.

Com vento forte e o mar muito mexido na raia, a regata da medalha da classe 49er FX foi cancelada.

As brasileiras terminaram com 64 pontos perdidos, depois de terem vencido quatro das 15 provas disputadas na fase de classificação.

Ficaram bem à frente das adversárias mais próximas, as neozelandesas Alexandra Maloney e Molly Meech (81 p.p.) e as Charlotte Dobson e Saskia Tidey (82 p.p.).

Foi a segunda vez que a dupla subiu no topo do pódio da tradicional competição espanhola, repetindo o feito de 2014.

E é o segundo título nesta temporada, na sequência do primeiro lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo da World Sailing, em janeiro.

Além de Martine e Kahena, a Equipe Brasileira de Vela terminou no top 10 em outras três classes.

Na 470 feminina, a medalhista olímpica Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan ficaram em sexto lugar (89 pontos perdidos).

Na Finn, Jorge Zarif terminou em décimo (104 p.p.). Na RS:X feminina, a pernambucana Bruna Martinelli também ficou em décimo (155 p.p.).

Nas demais classes com velejadores brasileiros, houve regata da medalha neste sábado. Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminaram a prova decisiva da 470 feminina em nono lugar, mesma colocação de Bruna Martinelli neste sábado, na RS:X feminina. Na Finn, Jorge Zarif ficou na sexta posição na regata final.

The Trofeo Princesa Sofia Iberostar celebrates this year its 50th anniversary in the elite of Olympic sailing in a record edition, to be held in Majorcan waters from 29th March to 6th April, organised by Club Nàutic S'Arenal, Club Marítimo San Antonio de la Playa, Real Club Náutico de Palma and the Balearic and Spanish federations.
©Pedro Martinez/SAILING ENERGY/50th Trofeo Princesa Sofia Iberostar
01 April, 2019.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.