Topo

Sobre as Águas

Calendário GC32

Antonio Alonso

27/03/2019 13h15

O GC32 Racing Tour, competição de vela oceânica com catamarãs, terá cinco etapas em 2019.

As regatas ocorrem na Itália, Portugal e Espanha. Falta apenas a prova de 6 a 10 de novembro que não teve local definido.

22-26 de maio:  GC32 Villasimius Cup / Villasimius, Sardinia, Itália

26-30 de junho: GC32 World Championship / Lagos, Portugal

31 de julho-4 de agosto: 38 Copa del Rey MAPFRE / Palma de Mallorca, Espanha

11-15 de setembro: GC32 Riva Cup / Riva del Garda, Itália

6-10 de novembro: TBC

O circuito é um dos mais prestigiados do mundo e conta com velejadores olímpicos, além de atletas que correram a America's Cup e Volvo Ocean Race (hoje Ocean Race).

As primeiras regatas serão disputadas de 22 a 26 de maio na Villasimius Cup, na Itália.

A segunda etapa será de 26 a 30 de junho no Mundial de GC32, em Lagos, Portugal. Na sequência, a flotilha embarca para a Copa del Rey MAPFRE, em Palma de Maiorca, na Espanha, no fim de julho. A quarta etapa será lo Lago de Garda, na Itália.

Os barcos GC32 são apontados como um dos mais rápidos e desafiadores do mundo.

A edição 2019 do GC32 Racing Tour terá pelo menos 10 equipes, incluindo as que participaram da Extreme Sailing Series.

Em 2018, o campeão do circuito mundial de GC32 foi o time francês Norauto com três vitórias em cinco etapas. A equipe foi comandada por Franck Cammas, experiente navegador francês com títulos na volvo Ocean Race e Transat Jacques Vabre, além de liderar a campanha do país na America's Cup.

Na sequência ficou o britânico INEOS Team UK e o também francês Zoulou.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas