Topo

Sobre as Águas

Ginga conquista título paulista de HPE 25 na Guarapiranga

Antonio Alonso

15/04/2017 22h59

Campeonato organizado pelo Yacht Club Paulista reuniu 16 barcos (Douglas Moreira / YCP)

O barco Ginga, do comandante Breno Chvaicer, acostumado às vitórias em Ilhabela, mostrou que também é veloz em água doce e conquistou pela sexta vez o Campeonato Paulista da Classe HPE 25, concluído neste domingo (9). A tripulação do litoral norte venceu três das dez regatas disputadas em dois finais de semana na Represa Guarapiranga, com organização do Yacht Club Paulista (YCP). Atrevido (Fábio Bocciarelli), também de Ilhabela (YCI), e Phoenix (Eduardo Souza Ramos), do YCP, com duas vitórias cada, completaram o pódio entre 16 embarcações.

De posse do troféu transitório de campeão estadual, os tripulantes do Ginga comemoraram o título no pier do YCP. "Fechamos o primeiro dia com três vitórias em três regatas no vento forte, condição semelhante a Ilhabela. Depois, mesmo quando a intensidade diminuiu, mantivemos a regularidade, adotando a tática de marcar os principais adversários. Velejamos com paciência e ainda tivemos sorte nas rondadas de vento do segundo fim de semana", avaliou o timoneiro do Ginga, Vicente Monteiro, demonstrando humildade e otimismo. "Nossa próxima meta é o Brasileiro, em Ilhabela. Não vencemos desde 2013".

O segundo degrau do pódio montado na varanda do YCP contou com outro barco de Ilhabela. O Atrevido conquistou as medalhas de prata. "O campeonato decidido apenas na última regata, mostra que tivemos emoção do começo ao fim. Foi um teste duríssimo para as tripulações, expostas à variadas condições de vento: fraco, médio e forte. O Ginga foi superior e mereceu o título. Eles raramente erram uma manobra", elogiou o comandante do Atrevido, Fábio Bocciarelli.

O clube anfitrião também ocupou lugar no pódio. A tripulação do Phoenix, comandada por Eduardo Souza Ramos e com a experiência de André Fonseca, o Bochecha, garantiu o bronze. "Claro que eu preferia ter ganho o campeonato. Pela pontuação, fomos para a água no último dia com essa perspectiva, mas taticamente não estávamos em um momento feliz. Diante das circunstâncias o terceiro lugar ficou de bom tamanho. Está bom para chuchu", comemorou Souza Ramos, enaltecendo que a flotilha nacional de HPE 25 atinge hoje a expressiva marca de 60 embarcações.

"A classe se mostrou muito forte, não apenas pelo número de barcos na raia, mas principalmente pela qualidade dos velejadores. O HPE 25 é muito rápido e exigente. Qualquer manobra pode ter um peso decisivo. Ao mesmo tempo é fácil de se velejar, o que valoriza ainda mais esse eficiente barco", considerou o comandante do Phoenix, Souza Ramos, confirmando presença em Ilhabela.

Encontros marcados em Ilhabela e São Paulo – Em breve, a maioria das tripulações do Campeonato Paulista deve se encontrar em Ilhabela. Primeiro, na segunda etapa da Copa Suzuki em maio (27 e 28), considerada o warm up para a tradicional Semana de Vela, em julho (7 a 15). Entre as duas competições, a Capital Nacional da Vela receberá o 11º Campeonato Brasileiro de HPE 25, de 15 a 18 de junho.

Em São Paulo, a movimentação na Represa Guarapiranga seguirá intensa nos próximos dias. Idealizada pelo YCP em 2015, a Copa Paulista terá a quarta etapa desta temporada entre 21 e 23 de abril, com sede no YCSA. Logo em seguida, em outro feriado, de 29 de abril a 1º de maio, o YCP organizará a primeira edição do Sudeste Brasileiro da Classe Snipe, com a expectativa de receber cerca de 50 embarcações.

Classificação final após 10 regatas (1 descarte)

1 – Ginga (Breno Chvaicer/Vicente Monteiro/Ronyon e Gabriel Silva) – 28 pontos perdidos
2 – Atrevido (Fabio Bocciarelli/Carlos Wanderley/Renato Boranga/Eduardo ChapChap) – 31 pp
3 – Phoenix (Eduardo S Ramos/André Fonseca/Mario de Jesus/Amauri Gonçalves) – 33 pp
4 – Takra (Luis d´Almeida/João Hackerott/José Hackerott/Vivi) – 40 pp
5 – Relaxa (Arthur e Mário Vasconcellos/Mauricio Santa Cruz/Edgardo Vieytes) – 45 pp
6 – Bond Girl (Carlos H Wanderley/Douglas Thistid/Jean Zarouk) – 47 pp

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas