Topo

Sobre as Águas

Jorge Zarif fecha com chave de ouro a campanha do Brasil na etapa de Miami

Antonio Alonso

30/01/2017 21h00

Jorge Zarif 2_Credito Jesus Renedo_World Sailing

Após vitória no sábado de Martine Grael e Kahena Kunze na classe 49er FX, velejador sobe no topo do pódio da classe Finn, neste domingo, dia 29

Fotos para uso editorial: Jesus Renedo/ Sailing Energy/ World Sailing

Miami teve um fim de semana à brasileira na vela. Depois do ouro de Martine Grael e Kahena Kunze, no sábado, na classe 49er FX, Jorge Zarif subiu no topo do pódio neste domingo, dia 29, na classe Finn, na disputa da etapa americana da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (World Sailing).

Foi o bicampeonato do atleta brasileiro no evento, em que tinha sido campeão em 2016, além de dois bronzes em 2013 e 2014. E foi o fecho dourado de uma semana irretocável para Zarif no City of Miami Regatta Park. O velejador não deu chances aos adversários. Já ao fim da primeira fase, não podia mais ser alcançado pelos rivais. Para sacramentar o ouro, bastava completar a regata de medalha, o que o brasileiro fez neste domingo em terceiro lugar. Com o resultado, encerrou a competição com 23 pontos perdidos, bem à frente do britânico Ben Cornish, segundo colocado com 51 p.p.

Jorge Zarif Pódio_Credito Jesus Renedo_World Sailing

"Foi uma grande semana. É o começo do ciclo olímpico, então eu estava relaxado, com a cabeça tranquila, sem me preocupar muito com o resultado. Acho que posso tentar mais velejar correndo menos riscos, como fiz aqui. É um ponto que posso levar daqui para frente", disse o velejador brasileiro, em entrevista para o canal da World Sailing no YouTube.

Outras duas regatas de medalha disputadas neste domingo tiveram presença de velejadores brasileiros. Na classe Laser, Bruno Fontes terminou a regata em décimo lugar, fechando sua participação também na décima colocação, com 161 pontos perdidos. Na 470 masculina, Henrique Haddad e Breno Abdulklech ficaram na décima posição na última prova e em nono na classificação geral (101 p.p.).

A próxima grande competição para os velejadores brasileiros será a IV Copa Brasil de Vela, em Porto Alegre, de 5 a 11 de março. O evento será seletivo para formação da Equipe Brasileira de Vela em 2017.

As regatas finais de Miami tiveram transmissão na íntegra no canal da World Sailing no YouTube. Nos links abaixo, há imagens em vídeo das provas de sábado e domingo, além de entrevistas em inglês com os medalhistas:

Sábado: https://www.youtube.com/watch?v=SL42wJRsq1Q
Domingo: https://www.youtube.com/watch?v=Qb-yyMEwwOs

Resultados completos do Brasil na etapa de Miami da Copa do Mundo:

Classer 49er FX: Martine Grael e Kahena Kunze, 1º lugar, 35 pontos perdidos
Classe Finn: Jorge Zarif, 1º lugar, 23 p.p.
Classe 470 masculina: Henrique Haddad e Breno Abdulklech, 9º lugar, 101 p.p.
Classe Laser: Bruno Fontes, 10º lugar, 161 p.p.
Classe 49er: Robert Scheidt e Gabriel Borges, 16º lugar, com 140 pontos perdidos
Classe RS:X feminino: Bruna Martinelli, 17ª colocação (182 p.p.)
Classe Laser Radial: Gabriella Kidd, 25ª posição (218 p.p.)

Mais informações e resultados completos da etapa de Miami da Copa do Mundo:
https://swc2017-miami.sapsailing.com

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas