Topo

Sobre as Águas

Brasil terá 14 barcos no Mundial de Snipe 2022

Antonio Alonso

19/08/2022 18h10

A vela brasileira terá 28 representantes no Campeonato Mundial de Snipe 2022, que começa neste domingo (21), em Cascais, Portugal.

O tradicional evento da modalidade, que chega à sua 50ª edição, terá ao todo 88 duplas de 17 países: Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Cuba, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão, Portugal, Noruega, Suécia e Uruguai.

Os atuais detentores do troféu Commodore Hub E. Isaacks são os cariocas Henrique Haddad e Gustavo Nascimento, que levaram o troféu para o Iate Clube do Rio de Janeiro na edição de Ilhabela 2019.

"Será um campeonato bastante disputado, com duplas de alto nível do Brasil e de fora. A classe Snipe conta com nomes de peso na vela mundial, como atletas olímpicos e que fazem campanhas em outras grandes regatas", disse Henrique Haddad, atleta de duas olimpíadas e representante do SSL Team Brazil na Gold Cup.

Outros nomes que lutarão pelo ouro do Mundial de Snipe são os bicampeões Bruno Bethlem e Dante Bianchi, os medalhistas pan-americanos Juliana Duque e Rafa Martins, além dos veteranos Alexandre Paradeda e Gabriel Kieling.

A francesa Floriane Le Floch (FRA) chamou Bernardo Bettanin para fazer sua proa no Mundial de Cascais 2022. Outra dupla formada com um estrangeiro é do paulista Marcelo Bellotti, que terá ao seu lado o brasileiro naturalizado espanhol Luca Bruggioni.

"Muito feliz em poder velejar o Mundial dessa classe que talvez tenha sido a mais representativa para mim na vela, foi onde eu de fato aprendi a correr regata. O Lucas é um amigão, filho de um dos meus melhores amigos, somos família, um enorme prazer poder estar vivendo isso", explicou Marcelo Bellotti, que recentemente ficou em terceiro lugar na Semana de Ilhabela com o Phytoervas 4Z entre os barcos de 40 pés.

Ao todo, o Brasil soma ao todo 14 títulos mundiais da classe Snipe, perdendo no ranking geral apenas para os Estados Unidos com 20. Os irmãos Axel Schmidt e Eric Schmidt são os maiores vencedores com três ouros no Mundial de Snipe empatados com o argentino campeão olímpico Santiago Lange, que venceu três edições com os proeiros Miguel Saubidet e Mariano Parada.

 

Foto: Matias Capizzano

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas