Topo

Sobre as Águas

Caraguatatuba confirma festival de Vela para 2023

Antonio Alonso

08/08/2022 17h20

O 1º Festival de Vela de Caraguatatuba, evento náutico realizado pela entidade máxima do esporte, a CBVela – Confederação Brasileira de Vela e a Prefeitura do município, terminou neste domingo (7).

Durante os três dias de evento, atletas de todas as idades competiram pela primeira vez na raia do litoral norte paulista.

A competição foi realizada na Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, e contou com diversas atrações paralelamente ao campeonato. As regatas finais que estavam previstas para ocorrer neste domingo foram suspensas devido ao vento fraco.

O resultado foi positivo e a CBVela junto ao poder municipal já podem começar os preparativos para a próxima edição, que foi confirmada pelo prefeito da cidade, Aguilar Junior, em 2023.

"O evento foi muito bom. A estrutura aqui da cidade é maravilhosa, o apoio da prefeitura foi essencial, os atletas se sentiram bem motivados, saímos felizes daqui, e já estou pensando em 2023", comentou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela. "O objetivo da CBVela é levar esse esporte para todo o Brasil, plantamos aqui mais uma semente".

Samuel Gonçalves, gerente nacional da Academia Brasileira de Vela, também elogiou o evento realizado em Caraguatatuba, principalmente a estrutura disponibilizada pela cidade.

"Adorei estar aqui em Caraguatatuba, esse foi o primeiro festival de vela que fizemos em parceria com a prefeitura aqui, foi sensacional, vieram velejadores de várias cidades do estado de São Paulo, já fica o convite para o próximo, aqui é maravilhoso, poucos lugares tem uma estrutura igual a essa, parabéns para todos os atletas que participaram".

A realização do evento pela primeira vez na cidade do litoral norte paulista faz parte do processo de fomento da vela por parte da CBVela, expandindo a modalidade nas diversas regiões do país.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas