Topo

Sobre as Águas

Maestrale estreia barco novo em Ilhabela (SP)

Antonio Alonso

05/07/2022 17h59

O Maestrale 4 confirmou presença na Ilhabela Sailing Week na classe ORC. O evento chega à sua 49ª edição e será organizado pelo Yacht Club de Ilhabela durante os dias 23 a 30 de julho.

No comando está Adalberto Casaes, um dos principais nomes da vela nacional de oceano. E o veleiro desta vez será um Felci 315, entrando no lugar do Skipper 30 que correu no litoral norte paulista por várias oportunidades e só não foi campeão geral em 2016 por causa de um protesto horas após em terra.

O tradicional barco do Rio de Janeiro segue em preparação para a competição da ilha e ficou em primeiro na colocação geral no VPRS do Circuito Oceânico de Niterói 2022.

A equipe superou o Sorsa (John King) e o Avohai (Lars Grael) nas regatas da cidade do estado do Rio de Janeiro.

"O Maestrale já tem uma longa e consistente tradição em disputar a Semana! Por duas vezes fomos campeões na categoria, estamos com a melhor expectativa possível, vamos fazer o que for possível para sairmos vitoriosos, nosso barco está andando bem".

"A concorrência foi muito forte em Niterói, vários vão estar em Ilhabela, estamos ansiosos", comentou o comandante Adalberto Casaes.

O Felci 315 foi entregue em 2022 pela RF Yachts de Sorocaba (SP).

Eduardo Mendes, campeão brasileiro e sul-americano da classe Ranger 22, vai compor a equipe que vai disputar em Ilhabela, junto com os proeiros Paulo Quintino e Mara Mussini, que chegará da Argentina especialmente para esse torneio.

Felipe Ilha e Diogo Robaina estarão trimando genôa e balão.

RESULTADOS VPRS DO CIRCUITO OCEÂNICO DE NITERÓI 2022

1 – Maestrale 4 (Adalberto Casaes).

2 – SORSA (John King).

3 – Avohai (Lars Grael)

4 – Maximus (Ralph Rosa).

5 – Vesper IV (João Almeida).

6 – Saravah (Pierre Joullie).

7 – Esculacho (Walcles Osorio).

8 – Bicho Grilo (José Souza).

9 – Minna (Maria Mirow).

10 – Klimax (Eduardo Birkeland).

10 – Neptunus Gaelle (André Mirsky)

Foto: Fred Hoffmann

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas