Topo

Sobre as Águas

Com medalhista olímpico e campeões mundiais, Brasil estreia na ClubSwan

Antonio Alonso

05/07/2022 18h37

O Brasil estreia nesta quarta-feira (6) no Mundial de Club Swan 2022 com uma equipe repleta de velejadores com títulos internacionais.

O barco Mamão estará na disputa da ClubSwan 36, uma das três classes do calendário de regatas em Valência, na Espanha.

O veleiro é comandado por Henrique Haddad, atleta olímpico, campeão mundial de Snipe e dos Jogos Mundiais Militares. Gigante, como é conhecido, está na SSL Team Brasil na SSL Gold Cup Finals.

"Amanhã começa o Mundial aqui de ClubSwan na Espanha, em Valência, estamos correndo no ClubSwan 36, uma classe nova, um barco do JuanK bem diferente do que a gente está acostumado", disse Henrique Haddad.

"É uma flotilha nova, ainda estamos conhecendo o barco. Temos treinado bastante aqui, tripulação bem diferente, Ross MacDonald é um canadense praticamente brasileiro, acho que vamos fazer boas regatas, temos condições de ir muito bem".

Além de Henrique Haddad, outros quatro brasileiro a bordo do Mamão, com destaque para Kiko Pelicanno, medalhista olímpico em Atlanta 96 e integrante do Brasil 1 na The Ocean Race 2005-06.

Outro nome no ClubSwan 36 é Guilherme Hamelmann, medalhista pan-americano e treinador em Tóquio 2020. Os outros brasileiros são Fernando Sesto e Alisson Santiago.

O canadense Ross MacDonald e o norueguês Haakon Lorentzen estão no time.

O evento em Valência coloca em jogo o título de campeão mundial em 2022 com três classes de one design – ClubSwan 36, ClubSwan 42 e ClubSwan 50.

O Swan One Design Worlds reúne a família Nautor 's Swan e será um ponto de encontro para os melhores velejadores profissionais e velejadores apaixonados da classe Corinthian (amadores).

Com o objetivo de promover a classe Corinthian Spirit, os proprietários da classe ClubSwan 42 concordaram em aplicar uma regra que dá especial importância às tripulações compostas por mulheres, menores de 26 anos ou membros diretos da mesma família.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas