Topo

Sobre as Águas

Juninho de Jesus e Pedro Trouche ganham paulista de Star

Antonio Alonso

23/05/2022 14h44

O Campeonato Paulista da classe Star foi definido neste fim de semana no Yacht Club Paulista, em São Paulo (SP), com o título da dupla formada por Juninho de Jesus e Pedro Trouche.
Os dois ficaram com o lugar mais alto do pódio após quatro regatas disputadas, deixando Alessandro Pascolato e Henry Boening, em segundo, e Admar Gonzaga e Ronald Seifert, em terceiro.

As provas deste sábado (21) e domingo (22) não foram realizadas por falta de vento na Represa do Guarapiranga e os resultados da semana anterior validaram a conquista da dupla, que representa a nova geração da modalidade. Os dois ganharam uma regata e tiraram segundo nas demais.

A competição paulista reuniu 10 duplas e serviu também como preparação para o VII Distrito de Star, que será de 27 a 29 de maio, no Yacht Club Santo Amaro – YCSA, em São Paulo (SP). O evento da semana que vem deve contar com mais de 20 duplas e é considerado um dos principais campeonatos da classe no país.

"É sempre um prazer velejar de Star! Eu tinha muita vontade e quando comecei já peguei o jeito, com uma grande ajuda de todos velejadores da classe! Estávamos focados em fazer um bom evento e fazer regata por regata, sem pensar no título. Ficamos espertos porque na represa ronda muito e mantivemos a chance de conquistar o título desde o começo até o final", disse Juninho de Jesus, de Ilhabela (SP).

Parte das inscrições do evento foi destinada à Associação Nossa Guarapiranga – ANGua. O diretor de vela do YCP, Flávio Antunes, espera que outros campeonatos realizados na Represa do Guarapiranga adotem essa mesma estratégia em prol do meio ambiente e da comunidade local.

O Campeonato Paulista da Classe Star 2022 contou com o apoio e organização do YCP – Yacht Club Paulista, Federação de Vela do Estado de São Paulo – FEVESP e da Associação Nossa Guarapiranga – ANGua.

Já o VII Distrito da Classe Star é organizado pelo YCSA, CBVela – Confederação Brasileira de Vela, FEVESP – Federação de Vela do Estado de São Paulo e Secretaria do VII Distrito da Classe Star. O patrocínio máster da competição é da Terra Nova Trading, com apoios de Cervejaria Madalena, Witech, Winebrands, Caktus, On Board Sports e Regatta.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas