Topo

Sobre as Águas

Scheidt supera Zarif e leva Sula de Star 2021

Antonio Alonso

15/11/2021 18h23

O Campeonato Sul-Americano da classe Star foi decidido no feriado desta segunda-feira (15), no Yacht Club de Ilhabela (YCI), no litoral norte paulista.

Após oito regatas equilibradas, a conquista continental veio na última prova para a dupla Robert Scheidt e Ubiratan Matos.

Os velejadores superaram por apenas dois pontos os principais adversários desde o começo da competição, que foram Jorge Zarif e Arthur Lopes. A medalha de bronze ficou para Juninho de Jesus e Guilherme de Almeida.

O bicampeão olímpico Robert Scheidt correu pela primeira vez ao lado de Ubiratan Matos e o campeonato marcou seu retorno à categoria após mais de três anos. A parceria mostrou regularidade do começo ao fim do Sul-Americano de Star.

Das oito regatas, a dupla venceu três, chegou em segundo lugar em quatro e apenas na última prova tirou um sexto, que foi descartado como manda a regra.

Os dois candidatos ao títulos chegaram praticamente empatados no dia decisivo, mas a entrada do descarte do pior resultado e a média mantida por Robert e Ubiratan foram fundamentais para o resultado.

"Hoje foi a final do Sul-Americano de Star, um dia muito emocionante, com muita coisa acontecendo. Tivemos até algumas avarias no barco e uma penalização de bandeira amarela na primeira regata".

"Mas no final a gente conseguiu ainda se reagrupar e fazer a nossa estratégia na decisão. Conseguimos usar o critério do descarte do pior resultado muito bem", disse Robert Scheidt.

O Campeonato Sul-Americano da classe Star 2021 foi organizado pelo Yacht Club de Ilhabela em parceria com a Prefeitura de Ilhabela. O patrocínio oficial é da Mitsubishi e o apoio da cervejaria Madalena e Regatta.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas