Topo

Sobre as Águas

Kite Day em Itajaí

Antonio Alonso

05/11/2021 10h30

A quarta edição do Kite Day foi realizada nesta quarta-feira (3), na badalada Praia Brava, em Itajaí (SC).

O evento que visa popularizar a nova classe olímpica na versão Fórmula teve 13 atletas, subdivididos em categorias de acordo com a prancha que eles utilizavam: wave, bi direcionais, wing e formula kite, além da divisão das categorias júnior, master e feminina.

Os atletas competiram entre os tradicionais pontos de encontro Habbitat e Brava Beach, patrocinadores desta edição. E o jovem Nicolas Caleffi, de apenas 14 anos, foi o grande campeão geral da competição.

Uma das novidades deste ano, para popularizar a classe entre os espectadores na Praia Brava, foi um novo formato para o público. As disputas ocorreram bem próximas à praia, facilitando assim a sua visualização.

"Conseguimos mais uma vez, pelo quarto ano consecutivo, manter a etapa na Praia Brava de Itajaí, firmando o local como polo de kitesurf no norte do estado", comemorou Cláudio Cruz, organizador do Kite Day.

"Tivemos a felicidade de encontrar novos atletas nesta edição, é uma forma de revelar e descobrir esses talentos para trazer investimento e permitir que eles cresçam na modalidade", complementou.

O objetivo do evento como citado aproxima mais o esporte da praia, os espectadores entendem melhor a vela, tendo referência dos pontos de largada e chegada, e com os atletas percorrendo uma trajetória totalmente paralela à praia, ficando fácil a visualização de quem está na frente, de quem vai ganhar e como está o desempenho de cada um deles.

A próxima competição de alto-nível da categoria é o Brasileiro de Fórmula Kite, em São Luís (MA), entre os dias 5 e 7 de novembro.

Foto: Pedro Pamplona

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas