Topo

Sobre as Águas

Tudo pronto para evento de segurança no mar no YCI

Antonio Alonso

15/10/2021 08h24

O XVII Simpósio de Segurança do Navegador Amador começa hoje.

Na verdade ontem já teve movimentação no Yacht Club em Ilhabela (SP).

Navegadores, marinheiros, velejadores e pessoas relacionadas com o meio náutico tiraram o dia para receber seus kits, se credenciarem e garantirem seus lugares na edição 2021 do evento, considerado um dos mais importantes sobre segurança náutica do país.

Nesta sexta-feira (15), o "Dia de Mar" abre as ações em água no Simpósio. Serão quatro embarcações da Marinha do Brasil que farão as ações de segurança, incluindo atracação e desatracação, resgate de homem ao mar, abandono de embarcação, coletes e balsa salva vidas, sinalização com pirotécnicos, transmissão de "Securitée" e "May Day".

"O simpósio é mais um evento de grande porte feito no clube. Há quase 50 anos realizamos a Semana Internacional de Vela de Ilhabela! Além da SIV, são feitas aqui competições de alto nível como Circuito Ilhabela, rallys e troféus de pesca. De 15 a 17 de outubro, navegadores amadores terão a oportunidade de participar de inúmeras atividades referentes à segurança da navegação amadora na nossa sede", contou Alex Costa Pereira, comodoro do Yacht Club de Ilhabela.

Organizado pela Full Time Eventos e Turismo, o três dias de Simpósio tem assinatura do Yacht Club de Ilhabela (YCI), Marinha do Brasil e Soamar SP, além de contar com o apoio da Prefeitura de Ilhabela.

O Dia do Mar também terá a demonstração de resgate de náufrago por aeronave, orientando todos os participantes sobre as principais causas de acidentes e de treinamentos com os equipamentos de segurança.

"A dica para os participantes é aproveitar cada minuto das palestras, cada minuto do dia de mar, são oportunidades que normalmente eles não têm. De ir a bordo de uma balsa, disparar um pirotécnico, entender como funciona um dia a dia de navio de Marinha…então isso é muito interessante", disse Marcello Souza, capitão amador, diretor da escola de navegação Argonauta.

No dia seguinte (16), o velejador experiente Beto Pandiani será um dos palestrantes do dia. Além dele, o Simpósio terá palestras de especialistas no mundo náutico e autoridades da Marinha do Brasil, com abertura oficial de Alex Costa – Comodoro do Yacht Club de Ilhabela e Mario Simonsen – Presidente Soamar-SP.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas