Topo

Sobre as Águas

Lanchas elétricas terão campeonato mundial em 2023

Antonio Alonso

07/06/2021 12h16

A Electric Sea Racing Limited ('E1 Series') e o PIF (o Fundo de Investimento Público) fizeram o comunicado no mesmo dia do lançamento do novo design da lancha elétrica RaceBird.

A parceria representa um passo significativo no desenvolvimento a longo prazo do campeonato, programado para ocorrer no início de 2023.

A E1 é a versão do mar da Formula E e da Extreme E.

A embarcação RaceBird tem um design completamente novo e foi co-criada por Horne e Acampora após um extenso processo de validação.

O RaceBird é inspirado na natureza e nos pássaros voando baixo sobre a água e possui um motor de popa, capota de segurança fechada e tecnologia de hidrofólio.

Usando a tecnologia inovadora de hidrofólio, os barcos a motor RaceBird elétricos irão subir muito acima da superfície da água, permitindo um arrasto mínimo e máxima eficiência energética.

Ser levantado acima das ondas não só melhora o desempenho, mas também promove uma corrida disputada e competitiva com uma esteira reduzida ao seguir um oponente.

"Eles conseguiram desenvolver uma lancha inovadora com um design atraente e baseada em soluções práticas prontas para competir. Em breve, também anunciaremos nossos parceiros de trem de força e eletrônicos; estamos dentro do cronograma para entrar na água em breve", contou Rodi Basso, cofundador e CEO da E1.

O RaceBird é especialmente projetado para regatas e é capaz de atingir velocidades de até 50 nós (93 km / h ou 58 mph), com os pilotos demonstrando suas habilidades em circuitos estreitos e técnicos localizados perto da costa, no coração de áreas urbanas.

Com o projeto agora validado, o RaceBird entrou na fase de produção com os engenheiros especialistas da Victory Marine concentrando seus esforços e recursos nos próximos meses na fabricação de uma frota completa de lanchas elétricas prontas para competições.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas