Topo

Sobre as Águas

Brasileiro de OP 2021 na regata final

Antonio Alonso

14/01/2021 23h36

A etapa final do Brasileiro de Optimist 2021 começou nesta quinta-feira (14), no Rio de Janeiro (RJ).

O principal evento da vela de base reúne mais de 100 participantes de 6 a 15 anos no Iate Clube do Rio de Janeiro.

Os jovens já estão divididos nas flotilhas ouro e prata, cada uma com 62 participantes, para dias de intensa disputa.

A classe Optimist formou os principais nomes da modalidade, como os campeões olímpicos Robert Scheidt e Martine Grael, e serve até hoje como porta de entrada das crianças na vela.

"Realizar o Campeonato Brasileiro foi, e ainda está sendo, um grande desafio. Desde novembro decidimos que só cancelaríamos se fosse uma imposição governamental. O Campeonato Brasil-Centro em dezembro foi uma espécie de "evento teste". Para viabilizar a realização tivemos que deixar de lado toda a parte social da competição, para mantermos o foco no esporte em si", disse Kadja Brandão, capitã da flotilha Zé Carioca do Iate Clube do Rio de Janeiro.

"Funcionou muito bem, e não tivemos sequer um caso de COVID noticiado entre 120 crianças e adolescentes participantes. Isso nos deu o caminho para o Campeonato Brasileiro. E estamos tendo o privilégio de receber cerca de 180 velejadores, como sede de competição".

Até o momento já foi concluída a Copa Brasil de Estreantes destinada aos velejadores no seu primeiro ano na classe.

Foram 3 dias, 5 regatas, 46 velejadores, 12 clubes de 8 estados brasileiros para, no último sábado, consagrar como campeã geral Lara Candemil do Iate clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha.

Os segundo e terceiro lugares foram, respectivamente, para Guilherme Amaral e Samuel Orrico, ambos do Yacht Clube da Bahia.

Na última terça-feira (12), foi realizado o campeonato por equipes, representando estados previamente classificados. O ICRJ foi o vencedor.

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas