Topo

Sobre as Águas

Jorge Zarif corre de oceano antes de volta ao Finn

Antonio Alonso

21/11/2020 16h40

O atleta olímpico Jorge Zarif disputa a Copa Suzuki a bordo do Bravíssimo.

Por conta da campanha olímpica na classe Finn, o velejador não estava competindo no oceano.

Para ganhar ritmo, Zarif está com os amigos do veleiro do Espírito Santo na disputa pelo título da classe IRC.

"Muito bacana correr de oceano, tripulação aqui ganhou o 51º Circuito Rio, pessoas muito bacanas".

"Sempre é um prazer muito grande velejar de oceano, meu pai (Jorge Zarif Neto) tinha um barco de oceano primeiro um LC30, depois um Farr43".

Jorge Zarif com apenas 13 anos ganhou a Semana de Vela de Ilhabela.

Dois anos depois foi para a olimpíada de Pequim como reserva.

"Eu velejo de barco individual, sempre bacana ganhar um campeonato em equipe, desperta lado de união, com seus amigos, outros velejadores, pessoas que você gosta".

O barco +Bravíssimo ficou em quarto lugar na classe IRC na sexta-feira, primeiro dia no evento que tem também disputas na C-30, BRA-RGS e HPE25 e conta com cerca de 400 velejadores, terminando neste domingo.

Jorginho deve correr a Copa Brasil de Vela no Rio de Janeiro no início de dezembro.

Foto: Aline Bassi

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas