Topo

Sobre as Águas

Brasileiro da Classe C30 em Ilhabela começa sem vento

Antonio Alonso

20/11/2020 18h33

Depois da primeira etapa em Florianópolis, o IX Campeonato Brasileiro da Classe C30 seria retomado nesta quinta-feira (19) em Ilhabela, mas as condições do tempo impediram. Choveu e não ventou praticamente o dia todo na Capital Nacional da Vela. As regatas que definirão o barco campeão de 2020 serão disputadas até domingo (22) se o vento permitir.

O Caballo Loco lidera após vencer o Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, em fevereiro. A seguir vêm, Kaikias Via Itália, Loyalty e Zeus. As regatas de sábado e domingo também serão válidas pela XX Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, que tem como líder o barco local Kaikias Via Itália.

O Loyalty, de Porto Alegre, tetracampeão brasileiro como Loyal, traz a Ilhabela um reforço olímpico, André Fonseca, o Bochecha, que assumirá a tática da embarcação. "A C30 é uma das classes oceânica mais renomadas do Brasil. O nível técnico das tripulações é muito elevado. Por isso fiquei muito motivado para competir após o convite do Alex (comandante). Um dos desafios é superar o Caballo Loco", afirma Bochecha, vencedor da etapa de Florianópolis justamente pelo rival Caballo Loco.

Foto: Aline Bassi

 

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas