Topo

Sobre as Águas

Zarif ganha no seu retorno às regatas

Antonio Alonso

07/09/2020 21h15

O velejador Jorge Zarif foi o campeão da classe Finn na Semana de Vela do Rio de Janeiro, que foi disputada de 5 a 7 de setembro, no Iate Clube do Rio de Janeiro.

O atleta olímpico venceu cinco das seis regatas que disputou na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ).

O evento marcou o retorno do campeão mundial às competições de vela. A última prova foi em dezembro do ano passado, quando Jorge Zarif correu a Finn Gold Cup, em Melbourne, na Austrália.

No Rio de Janeiro (RJ), o atleta paulista não deu chances aos adversários e mostrou que está pronto para encarar a reta final de preparação rumo a Tóquio 2021, que seria sua terceira participação olímpica. Na Rio 2016, Jorge Zarif ficou na quarta colocação.

O segundo lugar da Semana de Vela do Rio de Janeiro ficou com Pedro Lodovici e o terceiro com Juliano Camargo Rosas.

"Estou contente em ter ganho o campeonato. Era obrigação ganhar, sem desmerecer o pessoal, mas eu tinha obrigação de ganhar".

"Muita coisa para melhorar ainda, muito tempo sem competir, sem velejar com gente de nível internacional", disse Jorge Zarif.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas