Topo

Sobre as Águas

Lucas Dantas, o menino que domina a vela virtual

Antonio Alonso

30/07/2020 19h58

A Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Virtual Edition está em sua reta final nesta quinta-feira (30).

E até agora o melhor em ação é Lucas Dantas, de apenas 15 anos.

O garoto de Brasília está voando como diz na linguagem popular.

Ele começou a velejar na classe Optimist aos 11 anos na Escola de Vela do Iate Clube de Brasília por influência do pai.

Em 2020, fez a transição para o Laser 4.7 e, antes do final do ano, quer iniciar os treinamentos no Laser Radial.

Isso porque a partir do final de setembro, o regime de vento no Lago Paranoá favorece essa mudança.

"Dois fatores me motivaram a ingressar na vela on-line: a proibição de treinamentos e de regatas no Distrito Federal em razão da pandemia de coronavírus e o meu gosto pela tecnologia".

"A associação disso à vontade de velejar me fez dar os primeiros passos no jogo Virtual Regatta".

"Após treinamentos intensos, os resultados começaram a aparecer. Na semana passada fui o vencedor da 1ª Copa ABCL de Laser com a participação de 57 jogadores de todo o Brasil. Pretendo seguir jogando para tentar conquistar outros campeonatos".

Sobre a Semana de Vela de Ilhabela, o velejador é enfático:

"Essa experiência de participar virtualmente da Semana Internacional de Vela de Ilhabela tem sido muito divertida e gratificante para mim. Ficou então a vontade de um dia ter a oportunidade de participar presencialmente desse que é o maior evento de vela oceânica da América Latina. Seria realmente uma experiência incrível!".

O treinador dele está em segundo lugar.

Allan Godoy é só elogios ao pupilo de 15 anos.

"Passei para a fase final em 2º lugar, satisfeito com a minha velejada e contente em ver que o 1º colocado nessa fase foi meu aluno do Iate Clube de Brasília, tanto na vida real e quanto no virtual."

O segundo dia de regatas da 47ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela – Virtual Edition foi disputado na noite desta quarta-feira (29) e definiu os classificados para as provas finais.

A competição online, primeira da história do evento, ocorre por meio do simulador Virtual Regatta na versão Inshore e conta com 76 participantes de todo o Brasil.

Veja o release oficial — https://onboardsports.net/brasilienses-na-briga-pelo-titulo-da-semana-de-vela-de-ilhabela/

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas