Topo

Sobre as Águas

COVID-19 muda data da Ocean Race em um ano

Antonio Alonso

16/07/2020 14h15

Mais um evento adiado em função da pandemia de COVID-19!

Dessa vez foi a  The Ocean Race

Os organizadores da volta ao mundo confirmaram a saída em 2022, um ano após o previsto.

Segundo o comunicado, as cidades-sede e os patrocinadores anunciados anteriormente continuarão envolvidos na temporada 2022-23, incluindo o Brasil.

O município de Itajaí (SC) estará pela quarta temporada consecutiva na lista de stopovers da competição de vela oceânica.

"Desde 1973, a Ocean Race tem sido um dos maiores desafios do esporte. As equipes vencedoras mostraram que a preparação adequada é a base do sucesso".

"Estamos em um momento sem precedentes e nossa principal prioridade é para com todos os afetados pela pandemia do COVID-19. Nossos pensamentos estão hoje com as vítimas e suas famílias", disse Richard Brisius, presidente da The Ocean Race.

Conforme planejado, a The Ocean Race terá as classes VO65 e IMOCA60 na próxima edição.

A última competição ocorreu na temporada 2017-18 com o Dongfeng levando o título no final.

"A Ocean Race é importante pra mim e é um dos grandes eventos do calendário de competições de vela. Por isso aplaudo a decisão dos organizadores. Como esporte, nos beneficiamos quando os principais eventos estão no auge e a nova data permitirá que equipes estejam mais bem preparadas na linha de partida em 2022", explicou o bicampeão olímpico Torben Grael, que foi vencedor da regata como comandante em 2008-09 e atualmente é vice-presidente da World Sailing, a federação internacional da modalidade.

O programa de sustentabilidade, premiado com vários internacionalmente, é um dos pilares fundamentais da The Ocean Race. Esse projeto continuará sob o lema "Competir com um objetivo".

Entendemos perfeitamente a decisão de adiar a The Ocean Race. Em 2018, aqui em Haia, a regata experimentou o seu melhor final de sempre. Faremos o nosso melhor para recebê-lo em 2023. Vejo você em 2023.

Leia mais no release oficial escrito por Flávio Perez — http://theoceanrace.qiupreview.com/pressreleases/3939_The-Ocean-Race-anuncia-largada-em-2022/

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas