Topo

Sobre as Águas

ORC e IRC adiam Mundial 2020

Antonio Alonso

21/05/2020 15h12

Apesar do grande número de inscritos, principalmente de barcos dos Estados Unidos, o Yacht Club de Nova York, juntamente com os órgãos de governo e representantes das classes, resolveram cancelar oCampeonato Mundial de ORC e IRC 2020.

As regatas estavam agendada para o período de 25 de setembro a 3 de outubro, no New York Yacht Club Harbor Court, em Newport, Rhode Island, nos Estados Unidos.

As regras de ORC e IRC são utilizadas nos principais eventos de oceano no mundo e são aplicadas para competições com barcos diferentes.

No Brasil, a ORC e IRC fazem parte dos principais eventos, incluindo a Semana Internacional de Vela de Ilhabela

"O impacto do coronavírus foi sentido em todo o mundo esportivo", resumiu Christopher J. Culver, vice-comodoro do Yacht Club de Nova York. 

"Dados os desafios envolvidos no envio de barcos e equipes para os Estados Unidos da Europa e de outros lugares e o tempo necessário para equipes estrangeiras competirem com este prestigioso título mundial, não achamos que um campeonato mundial representativo seja possível".

O Campeonato de ORC  e IRC 2020 levaria equipes de vela de todo o mundo para Rhode Island Sound e Narragansett Bay por um dos três títulos mundiais cobiçados.

O evento tinha até então 50 barcos de oito países registrados.

"Agradecemos aos organizadores do Yacht Club de Nova York por todos os seus esforços para atrair uma flotilha forte para o que seria um evento memorável", disse Bruno Finzi, presidente da ORC.

"Esse entusiasmo pelas regatas de handicap de alto nível continuará nos EUA, e estamos ansiosos para ajudar de qualquer maneira possível nos tempos pós-pandemia".

Por Flávio Perez

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas