Topo

Sobre as Águas

Formato da ACWS

Antonio Alonso

09/02/2020 18h47

Quatro equipes internacionais disputam a regata America's Cup World Series em Cagliari, na Itália

Barcos da Nova Zelândia, Itália, Estados Unidos e Grã-Bretanha foram confirmados para a World Series (ACWS).

O evento de abertura será na região da Sardenha de 23 a 26 de abril.

O atual detentor do título é o Emirates Team New Zealand.

Os desafiantes são Luna Rossa Prada Pirelli Team, da Itália, com os desafiantes britânicos e americanos INEOS TEAM UK e NYYC American Magic.

Todos têm o mesmo barco, o AC75.

Nos primeiros três dias da regata, haverá quatro provas por dia de competição.

Os vencedores dos matchs marcarão um ponto e os perdedores, zero.

No último dia, as duas equipes atrás no placar disputarão uma única prova dos playoffs para decidir o terceiro e o quarto, enquanto as duas principais equipes se enfrentarão na final.

Depois da Itália, a World Series 2020 vai para Portsmouth, Inglaterra, de 4 a 7 de junho, e em Auckland – junto com uma regata separada da Christmas Race – no período de 17 a 20 de dezembro.

Depois disso, em janeiro e fevereiro de 2021, os Challengers disputarão a Prada Cup para decidir qual deles enfrentará o Emirates Team New Zealand no Match para a 36ª America's Cup apresentado, programado para os dias 6 e 21 de março.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas