Topo

Sobre as Águas

World Sailing em Aratu

Antonio Alonso

31/01/2020 21h03

A capital da Bahia sediará o Mundial da Juventude da World Sailing entre os dias 12 e 19 de dezembro.

As regatas serão na Base Naval de Aratu, na Praia de Inema.

Na visita oficial, que ocorreu durante a semana, estiveram presentes representantes da entidade, como Marco Aurélio Sá Ribeiro, Presidente da CBVela, Pedro Rodrigues, um dos coordenadores do Mundial, Walter Boddener, da Confederação Brasileira de Vela e Márcio Cruz, da Federação Baiana de Vela.

"A visita técnica comprovou todas as expectativas das melhores condições para fazermos um dos melhores mundiais da história".

"Aqui em Salvador, todos começam a ter a verdadeira dimensão do que representará este mundial para a Vela do Brasil, principalmente da Bahia", comentou Marcelo Sacramento, representante da CBVela na Bahia e um dos coordenadores do evento.

"Vamos mostrar ao mundo que temos um dos melhores lugares para velejar do planeta e mostrar como o povo baiano é mágico e receptivo", completou.

Para o Mundial de Vela da Juventude são esperadas 600 pessoas, entre atletas e treinadores.

O evento chega a sua 50ª edição e reunirá cinco classes, entre elas: laser, a 29, a 420 e a prancha a vela.

Neste Mundial já brilharam grandes nomes brasileiros como Robert Scheidt, Ricardo Bimba e Martine Grael|Kanhena Kunze.

A cidade de Salvador sediou recentemente importantes eventos da modalidade, como a Transat Jacques Vabre (2017 e 2019) e os Brasileiros de Snipe 2020 e Optimist 2019 e espera para mais esse evento de vela atingir o maior número de admiradores do esporte e da modalidade.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas