Topo

Sobre as Águas

Brasileiros na Cape2Rio

Antonio Alonso

29/01/2020 21h59

Os barcos da regata Cape Town Rio estão chegando ao Iate Clube do Rio de Janeiro.

Os dois brasileiros na disputam já cruzaram a linha de chegada após mais de 17 dias de prova.

O Team Angola Cables-Mussulo 40 foi o vencedor na categoria Double Handed (em duplas) e Monohull (monocasco).

No geral, a dupla José Guilherme Caldas e Leo Chicourel ficou na quinta posição geral.

"Esperávamos fazer uma regata tranquila, até porque tivemos um desempenho inicial muito bom, sobretudo perante os barcos maiores e de alta performance, que são sempre um desafio muito grande para nós".

"Alcançamos rapidamente as primeiras posições nos momentos iniciais da disputa. Enfrentamos muitas adversidades no caminho, como encarar uma tempestade intensa de 50 nós, ou seja, ventos de 100 km por hora".

"Além disso, um objeto de plástico se prendeu em uma das hélices, o que comprometeu nosso desempenho em determinado momento. Porém, o ser humano tem essa tendência a se superar. E na medida em que você tem um desafio e sabe que pode superá-lo, se esforça em dobro", avaliou o comandante José Guilherme.

A dupla conseguiu completar as 3500 milhas da Cape2Rio antes do previsto, considerando o tempo médio da regata de 18 a 20 dias de competição. A prova teve início no dia 11 de janeiro na Cidade do Cabo na África do Sul.

Na edição anterior, a Cape2Rio 2017, a dupla havia batido o recorde de 2014, completando a prova em 16 dias, 14 horas 22 minutos e 12 segundos, além de também vencer na categoria Double Handed e conquistar o oitavo lugar na classificação geral.

O outro brasileiro a completar a prova foi o Saravah.

O campeão geral foi o Love Water, um multicasco.

Fez em 7 dias e 20 horas.

Sobre o Autor

Antonio Alonso Jr é capitão amador e cobre esporte há 15 anos, com passagens pela Folha de S.Paulo e por um UOL ainda em seus primeiros anos de vida. Jornalista e formado também em Esporte teve a excêntrica ideia de se dedicar à cobertura náutica, com enfoque para a Vela. Depois de oito anos na principal revista especializada do país, estreia seu blog em novo endereço no UOL.

Sobre o Blog

A vela é o exemplo claro de que o sucesso de um esporte não se mede em medalhas. Ela foi o esporte que mais medalhas Olímpicas deu ao Brasil. Ainda assim, é um esporte desconhecido, com enorme dificuldade de atrair público e restrito a guetos idílicos. Este blog não está interessado em resolver esse problema, mas em trazer mais para perto esse esporte excêntrico, complicado talvez, mas cheio de matizes empolgantes e que coloca atletas e meio-ambiente numa simbiose singular no mundo esportivo. Bem-vindo a bordo.

Blog Sobre as Águas